Do luto à luta: ações da SBPC em abril

A SBPC continua alerta e atuante contra o desmonte das políticas públicas de saúde, educação, socioambientais e de ciência, tecnologia e inovação no País e em defesa da democracia, da justiça, da vida e da saúde, e dos direitos humanos. Veja as ações do 4º mês deste ano

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua alerta ao desmonte das políticas públicas sanitárias, científicas, educacionais e socioambientais no País, principalmente neste período de desafios profundos, agravados pela pandemia do coronavírus.

A entidade vem se posicionando firmemente desde o início da pandemia e se uniu a organizações científicas, acadêmicas e da sociedade civil em grandes frentes de defesa nas questões mais urgentes neste momento: a vida, a saúde e o SUS, a vacinação gratuita para todos, solidariedade aos mais atingidos pela crise econômica, o meio ambiente, a democracia, a ciência, a educação, entre outras.

Em janeiro, o Jornal da Ciência publicou a reportagem “Retrospectiva 2021: mais um ano do luto à luta” com as principais ações, manifestações e realizações da SBPC e suas secretarias regionais ao longo do ano passado. Dando continuidade a esta iniciativa, o Jornal da Ciência, mensalmente, atualiza nossos leitores sobre as ações da entidade para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas. Fique por dentro e faça parte!

ABRIL

No dia 4 a entidade divulgou o estudo “Crise dos fertilizantes no Brasil: da tragédia anunciada às falsas soluções”, feito por pesquisadores do departamento de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e publicado com o apoio do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da SBPC. A versão digital da publicação já está disponível no site da entidade.

No mesmo dia, a SBPC divulgou levaria ao Congresso Nacional exposição “Fritz Müller 200 anos”. A mostra ficou em exibição de 4 de abril a 2 de maio no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Congresso Nacional.

Durante a sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para comemorar o bicentenário de nascimento do naturalista Fritz Müller, foram homenageadas 33 personalidades e instituições, dentre elas a SBPC, que atuaram com destaque na preservação da memória e do trabalho do grande naturalista teuto-brasileiro.

No decorrer do mês a entidade realizou três seminários da série “Projeto para um Brasil Novo”. No dia 6, realizou o debate sobre o “Pós-graduação”. No dia 13 debateu o tema “Saúde” e o sexto “Meio Ambiente”, no dia 20.

No dia 6, entidades da ICTP.br divulgaram a nota “MP 1.112/2022: Brasil troca conhecimento por sucata”. Em carta aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, ABC, Andifes, Confap, Confies, Conif, Consecti, Ibrachics e SBPC solicitando a supressão dos Art. 7º e Art. 12º sob pena do País sucatear o setor de óleo e gás.

No dia 12 a entidade abriu inscrições para o terceiro ciclo de cursos online. Ao todo são 37 webminicursos de diversas áreas do conhecimento.

Seis dias depois, no dia 18, a SBPC, Abrasco, a ABA, a ANPOCS e a SBS se manifestaram contra ataque a povo Xipaya. “As ações até agora realizadas pelo Estado brasileiro têm sido flagrantemente insuficientes para proteger as terras e os povos indígenas”, afirmam em nota. Mais de 40 sociedades científicas subscreveram o documento.

No dia 22 de abril a SBPC parabenizou UnB pelos seus 60 anos de fundação. Em mensagem encaminhada à reitora Márcia Abraão, o presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro, destacou a realização da Reunião Anual da entidade em julho como parte das celebrações do aniversário da Universidade.

No dia 25, os pesquisadores em Ciências Humanas do Brasil, representados pelo Fórum de Associações de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) e apoiados pela SBPC, enviaram nota aos deputados federais pedindo a retirada do artigo 73 do PL 7082/2017, sobre pesquisas clínicas em seres humanos. Segundo o documento, este PL foi desfigurado durante a tramitação na Câmara, impondo às ciências humanas as mesmas regras técnicas voltadas à pesquisa médica e farmacológica (artigo 73). Esta mudança prejudica todo o sistema de investigação acadêmica, com impactos incalculáveis nesse campo.

Dois dias depois, 27 de abril, a SBPC endossou a nota contra indulto de Bolsonaro a deputado. “Afronta a democracia e o STF”, afirma documento elaborado pelo Pacto Pela Democracia, que recebeu apoio de mais de uma centena de entidades de todo o País.

No dia 29, a SBPC divulgou livro eletrônico com anais da 73ª Reunião Anual. Na publicação, é possível encontrar o registro das atividades virtuais que foram realizadas, como as conferências, mesas-redondas, sessões especiais, bate-papos e painéis, além dos trabalhos científicos apresentados pelos autores durante a Sessão de Pôsteres.

Jornal da Ciência