José Braga

“O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas é um órgão de estudo, pesquisa e interpretação da Amazônia e do país, zeloso guardião da memória nacional. Nesta hora de conscientização e luta, o IGHA une-se a todos os brasileiros no “Pacto pela Vida” na Marcha histórica conduzida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a voz em grito na defesa da vida e dignidade do homem da floresta.
Neste momento crucial para a humanidade no combate à pandemia viral que desafia a ciência e a todos ameaça, abstraio outros aspectos igualmente relevantes do problema para alertar sobre os graves riscos a que está exposta a população do interior do Amazonas, cerca de 50% da população total do estado, onde os serviços de saúde são mais precários e de difícil provisão.
Na Amazônia, “o rio comanda a vida”, sendo essa uma das peculiaridades da nossa geografia. O transporte é predominantemente fluvial. Barcos regionais transportam pessoas e cargas rio acima, rio abaixo, único meio geralmente acessível para a comunicação com a capital e os deslocamentos internos. São embarcações desprovidas, em geral, de condições de segurança e higiene, em cujo convés as redes atadas ao lado e acima umas das outras durante longos percursos, não permitem um mínimo de distanciamento e proteção aos passageiros.
As medidas emergenciais restritivas embora necessárias, não são suficientes para assegurar à população interiorana as condições de enfrentamento do surto epidêmico, seja pela dificuldade de fiscalização, seja porque não alteram minimamente as condições reais dos municípios em relação aos serviços de saúde existentes.
Faz-se urgente e necessário, pois, que o poder público garanta a todos os brasileiros os direitos de cidadania contidos na Constituição de 1988, priorizando os investimentos nos serviços de saúde, em particular na Amazônia, onde grande é a dívida social, a fim de que não se cubra de luto o verde da floresta”.

José Braga
Cientista social, pesquisador e professor da UFAM
Presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas