Tags:

Expectativa de SBPC é que 15 mil pessoas participem do evento no AC

Cerca de 15 mil pessoas devem participar das palestras, mesas redondas, simpósios, exposições e outras atividades da programação científica durante a 66° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorre este ano na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, entre os dias 22 e 27 de junho com o tema "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras". Segundo a coordenadora local da reunião e vice-reitora da universidade, professora Guida Aquino, ao menos 3 mil pessoas vindas de outros estados e países devem visitar o Acre para participar do evento científico.
Cerca de 15 mil pessoas devem participar das palestras, mesas redondas, simpósios, exposições e outras atividades da programação científica durante a 66° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorre este ano na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, entre os dias 22 e 27 de junho com o tema “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”.
Segundo a coordenadora local da reunião e vice-reitora da universidade, professora Guida Aquino, ao menos 3 mil pessoas vindas de outros estados e países devem visitar o Acre para participar do evento científico. “Temos uma estimativa de 3 mil pessoas vindo de fora do estado e um público circulante de 10 a 15 mil pessoas por dia durante a reunião. O Campus [Rio Branco] tem capacidade para atender essa demanda, temos mapeado onde serão todas as atividades. Essas pessoas estarão em horários diferentes”, afirma a vice-reitora.
Ela ressalta que as inscrições para o evento, que em média custam R$ 60, terão um preço promocional para aqueles que vivem no Acre. As inscrições vão até o dia 10 de julho e no momento do credenciamento será solicitado um documento que comprove que o participante mora no estado.  “Com a inscrição, se tem direito ao certificado de participação,  bolsa com o material e a inscrição em um minicurso. O restante das atividades são gratuitos, a pessoa não precisa se inscrever”, explica Guida.
Além das atividades científica, serão realizados durante o evento o SBPC Jovem Mirim, voltado para os alunos de ensino fundamental e médio; a ExpoT&C, uma tenda com uma mostra de ciência e tecnologia, com expositores de instituições governamentais e agentes de fomento; além da SBPC cultural, com atividades todas as noites envolvendo o meio artístico, com ênfase na cultura regional e a apresentação de artistas acreanos.
Durante a programação serão realizados momentos com exposição de pesquisas indígenas (SPBC indígena), um evento de extrativista e a estreia do Dia da família na ciência. 
A vice-reitora também ressaltou a participação de associações cientificas estrangeiras da China, Índia, da Europa e dos Estados Unidos. “São as co-irmãs da SBPC, vão participar pela primeira vez e para nós é um motivo de muita felicidade. Terá um simpósio, será um momento muito rico e único, porque nenhum evento recebeu essas associações estrangeiras”, diz. 
SBPC
Realizada desde 1948, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.
A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, minicursos e sessões de pôsteres. A cada ano a reunião é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.