Ufac realiza lançamento oficial da SBPC extrativista

Com o tema "O Desafio da Economia Verde", em alusão direta ao projeto, implementado no estado nos últimos 12 anos, traduzidos no conceito de "florestania", a organização do evento realizou na manhã de ontem, 07, a reunião de lançamento oficial da SBPC Extrativista, no Parque Zoobotânico da Ufac. Participaram da atividade o reitor da Ufac, Minouro Kipara; o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edgard de Deus, Marcos Jorge Dias; coordenador da SBPC e alunos da instituição federal de ensino. A SBPC foi fundada em 1948 com o objetivo de unir o pensamento científico brasileiro, motivado pela chegada de grandes cientistas europeus, trazidos ao país para implementarem as universidades brasileiras, em particular a USP, criada em 1934, na cidade de São Paulo.
Com o tema “O Desafio da Economia Verde”, em alusão direta ao projeto, implementado no estado nos últimos 12 anos, traduzidos no conceito de “florestania”, a organização do evento realizou na manhã de ontem, 07, a reunião de lançamento oficial da SBPC Extrativista, no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre- (Ufac). Participaram da atividade o reitor da Ufac, Minouro Kipara; o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edgard de Deus, Marcos Jorge Dias; coordenador da SBPC e alunos da instituição federal de ensino.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi fundada em 1948 com o objetivo de unir o pensamento científico brasileiro, motivado pela chegada de grandes cientistas europeus, trazidos ao país para implementarem as universidades brasileiras, em particular a Universidade de São Paulo (USP), criada em 1934, na cidade de São Paulo.
O reitor da Ufac, Minouro Kipara, falou sobre a importância da realização da SBPC extrativista no estado. “Não poderíamos realizar um evento da magnitude da SBPC, o maior evento científico do Brasil e da America Latina, sem colocar o que é a cara do Acre, ou seja, precisamos abrir diálogos sobre os desafios que venham contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o reitor.
Desde 1949, a SBPC realiza as suas Reuniões Anuais com a presença de mais de dez mil cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis, em diferentes partes do Brasil. Mesmo com as dimensões continentais brasileiras, anualmente participantes de todo o país, e muitos estrangeiros, se deslocam para participar da principal reunião científica brasileira.
“Para o Acre, esse é um momento especial e inédito, onde vamos poder apresentar tudo que o nosso Estado construiu relacionado às questões extrativistas e também receber de todas as partes do país, mas principalmente da Amazônia  todas as experiências em andamento,” declarou o  secretário de Estado de Meio Ambiente, Edgard de Deus.