Definidas estratégias para a promoção do plano de CT&I para Amazônia Legal

O Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI/Amazônia) foi tema de debate, no dia 7 de março, no hotel Caesar Business, em Manaus (AM). A reunião foi organizada pelas diretorias da região Norte dos Consecti e das Confap.No encontro, os participantes definiram estratégias de promoção do PCTI/Amazônia e foram unânimes sobre a importância do lançamento do plano nas casas legislativas de Brasília (DF) e nos estados da Amazônia Legal. A entrega oficial do plano ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) também deverá ser na capital federal.
O Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI/Amazônia) foi tema de debate, no dia 7 de março, no hotel Caesar Business, em Manaus (AM). A reunião foi organizada pelas diretorias da região Norte dos conselhos nacionais de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
No encontro, os participantes definiram estratégias de promoção do PCTI/Amazônia e foram unânimes sobre a importância do lançamento do plano nas casas legislativas de Brasília (DF) e nos estados da Amazônia Legal. A entrega oficial do plano ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) também deverá ser na capital federal.
Entre as estratégias, o grupo também evidenciou a necessidade de elaborar ações coordenadas para a divulgação do PCTI/Amazônia; a formulação de um cronograma para essa promoção em nível nacional e em todos o estados abrangidos; e o apoio e participação de instituições representativas da indústria, do ensino superior e pesquisa, de fomento e demais entidades de CT&I.
A reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em julho, em Rio Branco (AC), será uma oportunidade para intensificar a popularização do PCTI/Amazônia.
Participaram do encontro o vice-presidente do Consecti e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), Odenildo Sena; o diretor regional Norte do Consecti, Antônio Cláudio Carvalho; a diretora regional Norte do Confap e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão;  o secretário-adjunto de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão (Sectec/MA), Osvaldo Saavedra Mendes;  o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Rafael Bello Bastos; o presidente do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI/RR), Daniel Gianluppi; a assessora de planejamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Márcia Maciel; o secretário-executivo do Consecti, Alberto Peverati Filho; e, por meio de videoconferência, a assessora da equipe técnica do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Carmem Sílvia Bueno.
O MCTI apoiou a elaboração do Plano, coordenado pelo CGEE, com a missão de criar uma proposta para nortear a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia Legal. O documento foi construído a partir da interação sistêmica entre atores e instituições relevantes de CT&I dos estados da Amazônia Legal, demanda dos secretários de CT&I e presidentes de FAPs da região Norte.
A propositura pretende mudar o cenário do desenvolvimento da região, tendo como fator motivador o aproveitamento sustentável da biodiversidade regional. O PCTI/Amazônia, com metas para os próximos 20 anos, está pronto e em fase de impressão de exemplares para a  divulgação. Para visualizá-lo, acesse este link.
Planos por estado
Na reunião também foi feita uma apresentação prévia do PCTI/Amazonas, coordenado pela Secti –AM e elaborado em consonância com as propostas estabelecidas no PCTI/Amazônia. O PCTI/Amazonas é um plano operacional que visa desenvolver áreas estratégicas para o estado como o Polo Industrial de Manaus (PIM), a biotecnologia, o setor naval, a tecnologia, a inovação e os recursos humanos.
O PCTI/ Amazonas será oficializado na reunião de instalação do Consecti, prevista para maio deste ano. Espera-se que os demais estados participantes do PCTI/Amazônia elaborem seus próprios planos.