Congresso em Goiás discute o tema

A geração de conhecimento e sua transformação em desenvolvimento foi a questão principal debatida durante 10ª Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), realizado entre segunda-feira (14/10) e hoje (16/10), na Universidade Federal de Goiás (UFG).

A geração de conhecimento e sua transformação em desenvolvimento foi a questão principal debatida durante 10ª Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), realizado entre segunda-feira (14/10) e hoje (16/10), na Universidade Federal de Goiás (UFG). Com o tema central “Conhecimento e Riquezas”, o evento teve como objetivo discutir o papel das universidades e dos institutos de pesquisa na produção e transferência de conhecimento e sua influência no desenvolvimento do Brasil, considerando o momento de consolidação da produção científica nacional.

 A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi representada no Congresso pelo coordenador de transferência e inovação tecnológica da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFG, João Teodoro Pádua. Ele substituiu a presidente da SBPC, Helena Nader, na mesa redonda “Transformando Conhecimento em Riquezas”, na última segunda-feira. “Com este tema ‘Conhecimento e Riquezas’, o evento pretendeu fomentar o debate na perspectiva de contribuir para o encontro de respostas ao questionamento em pauta e que estas possam ser de interesse para a sociedade”, explicou Pádua.

De acordo com ele, os termos “riquezas” e “conhecimento” foram concebidos a partir da compreensão de que ambos contemplam não apenas a produção material ou o conhecimento científico, mas também as riquezas sociais em um sentido amplo. “Além de todas as formas de conhecimento que permeiam a cultura de uma sociedade e, desta forma, as implicações éticas nas relações entre produção do conhecimento e valor agregado”, completou.

A universidade brasileira e os institutos de pesquisa, especialmente aqueles de natureza pública, são responsáveis por mais de 90% do conhecimento científico produzido no país. “Esse conhecimento, divulgado principalmente na forma de publicação científica, é resultado da combinação do alto nível técnico e científico dos recursos humanos existentes nas instituições com políticas públicas bem sucedidas de financiamento à pesquisa científica e tecnológica”, disse Pádua.

Segundo o representante da SBPC, os termos do tema  –  “riquezas” e “conhecimento” – foram amplamente discutidos durante o evento, por trazerem o desafio de como utilizar este conhecimento científico para o bem estar social. “Nesse sentido, é importante que haja conversão de conhecimento em bens e serviços, com otimização da produção da riqueza nacional que contemple a sustentabilidade da atividade humana”, explicou. Ainda de acordo com ele, foi discutida também a necessidade, acima de tudo, de mecanismos que proporcionem a apropriação do conhecimento técnico-científico pelas pessoas, para que estas se tornem atores da geração de riquezas e da melhoria de suas condições de vida.

O 10º Conpeex, realizado no Campus Samambaia da UFG, teve 6.700 inscritos. Nesta edição, Pádua disse que o evento contou com uma comissão científica que organizou uma programação bem diversificada.

(Vivian Costa)