Presidente Nacional da SBPC destaca importância da Reunião no Acre

A presidente nacional da SBPC, Helena Nader, já está no Acre acompanhando os preparativos para o encontro, que vai reunir cientistas do Brasil e de várias partes do mundo, incluindo China, Estados Unidos e Europa. A 66ª Reunião da SBPC será este ano, no período de 22 a 27 de julho, no campus da Ufac. “É com grande alegria e orgulho que estamos no Acre, o Estado que fica distante dos demais, mas que tem inúmeras coisas para mostrar ao país, inclusive sobre como se mantém uma floresta de pé e com se dá qualidade de vida a um povo através da educação, da ciência e da tecnologia”, adianta Helena Nader. Ela também anuncia as novidades que o evento mostrará.
Helena Nader acompanha os preparativos para o encontro que reunirá cientistas de várias partes do mundo
A presidente nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, já está no Acre acompanhando os preparativos para o encontro, que vai reunir cientistas do Brasil e de várias partes do mundo, incluindo China, Estados Unidos e Europa. A 66ª Reunião da SBPC será este ano, no período de 22 a 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).
“É com grande alegria e orgulho que estamos no Acre, o Estado que fica distante dos demais, mas que tem inúmeras coisas para mostrar ao país, inclusive sobre como se mantém uma floresta de pé e com se dá qualidade de vida a um povo através da educação, da ciência e da tecnologia”, adianta Helena Nader. Ela também anuncia as novidades que o evento mostrará.
“Nessa reunião a SBPC estará inovando em vários aspectos. Pela primeira vez, aqui em Rio Branco, vamos criar o Dia da Família na Ciência, com um convite aos pais, mães e avós. Que todos venham ver o que é a ciência e como ela ajuda no dia a dia de cada um”, acrescenta, ao também ressaltar o porquê da escolha do Acre como sede da reunião anual da entidade.
“Muita gente queria sediar essa reunião, mas a nossa diretoria foi tocada pela Ufac. Quem nos procurou a primeira vez foi a reitoria anterior, junto com o deputado federal Sibá Machado. Na oportunidade, ele nos disse que o Estado não teria os jogos da Copa do Mundo, mas teria a copa da ciência. De público, quero deixar o meu agradecimento a ele e à reitoria da instituição”, destaca.
Ainda de acordo com ela, o sucesso da reunião vai depender do acreano, que poderá prestigiar desde o primeiro até o último dia das atividades. “A programação científica é variada e vai desde as humanas até a tecnologia de satélite. Cobre todas as áreas do conhecimento, que é típico das reuniões da SBPC. Quem vem participar no Acre são referências nacionais do tema. Vão vir as nossas coirmãs do exterior: dos EUA, da China e da Europa”, frisa.
Para a presidente da SBPC, os estrangeiros e demais turistas terão a oportunidade de conhecer um pedaço do Brasil que eles leem em livros. A vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, enfatiza: “Vamos ter cinco dias para viver a ciência. Uma oportunidade ímpar para que os nossos jovens tenham contato direto com grandes pesquisadores e cientistas do Brasil e do mundo. Esse evento vai reunir desde a criança até o ancião”.