Deputado afirma que Acre terá chance de mostrar criatividade ao sediar a 66ª Reunião Anual da SBPC

Deputado federal Sibá Machado (PT-AC) afirmou, ontem, que o Acre terá chance de mostrar sua criatividade, poder de mobilização e sua força do ponto de vista científico e tecnológico ao sediar a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no período de 22 a 27 de julho deste ano. As declarações do parlamentar petista foram feitas ontem ao gravar entrevista ao programa “Boa Noite Rio Branco”, na TV Rio Branco-SBT. A entrevista vai ao ar hoje, a partir das 20h15m. Sibá estava acompanhado do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), professor-doutor Minoru Kinpara e da presidente da SBPC, professora-doutora Helena Nader.
As declarações do parlamentar petista foram feitas ontem ao gravar entrevista ao programa “Boa Noite Rio Branco”, na TV Rio Branco-SBT
Deputado federal Sibá Machado (PT-AC) afirmou, ontem, que o Acre terá chance de mostrar sua criatividade, poder de mobilização e sua força do ponto de vista científico e tecnológico ao sediar a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no período de 22 a 27 de julho deste ano.
As declarações do parlamentar petista foram feitas ontem ao gravar entrevista ao programa “Boa Noite Rio Branco”, na TV Rio Branco-SBT. A entrevista vai ao ar hoje, a partir das 20h15m.  Sibá estava acompanhado do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), professor-doutor Minoru Kinpara e da presidente da SBPC, professora-doutora Helena Nader.
Sibá agradeceu, mais uma vez, ao governador Tião Viana por  ter assinado decreto 6.951, que institui 2014 como o “Ano da Ciência e Tecnologia no Acre”.  “Ele sabia da importância de o governo estadual apoiar de forma direta a realização da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Acre. Por isso deu apoio incondicional ao evento”, afirma o parlamentar.
O evento será realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, pela primeira vez.  O governador atendeu ao pedido feito pelo deputado federal Sibá Machado (PT-AC) não apenas por ser colega de partido e correligionário, mas por saber da importância do evento para o Acre e conhecer a luta do parlamentar que começou quando ele ainda era senador.
O governo acreano vive a perspectiva de reunir um público considerável no maior encontro científico do País. Além disso, o Acre receberá a visita de representantes de mais de dez países, inclusive dos Estados Unidos, China, Canadá e alguns europeus.
A criação do Ano da Ciência e Tecnologia no Acre confirma a proposta do governador feita ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Antônio Raupp, de unir esforços para preparar uma das melhores reuniões da história da SBPC.
O reitor da Ufac, professor-doutor Minoru Kinpara, afirma que a realização da Reunião Anual da SBPC será um marco para o Acre. O evento nos presenteará com a vinda de milhares de pessoas do mundo para um encontro de conhecimento, de respeito e reverência para a ciência e nós vamos ter de fazer a melhor acolhida possível.
Ainda segundo o reitor, o evento representa um orgulho para a Ufac e “nosso” Estado. “Estamos muito empenhados para fazer uma das melhores reuniões da SBPC que o País já teve.”. Ele não tem duvida da participação efetiva dos estudantes da Ufac e das demais instituições de terceiro grau do Acre como Iesace, Uninorte, Firb-Faao e Fameta
A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Náder, concorda que a realização do evento entrará para a história do Acre que deve ganhar projeção nacional na área de ciência e tecnologia.
Segundo ela, a criação do Ano Internacional da Ciência e Tecnologia no Acre, reflete o comprometimento do Estado, igualmente de toda comunidade científica, com os preparativos para a 66ª Reunião Anual da SBPC. “Mostra que estão comprometidos com a proposta de fazer uma reunião completa envolvendo todos os setores da sociedade acreana”.