Ciência

Folha publica carta assinada pela presidente da SBPC, Helena Nader, em resposta a uma nota publicada no dia anterior. No texto, Helena diz, "quero manifestar minha extrema preocupação com a informação de que a presidente Dilma ofereceu o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) ao PSD como recompensa por apoio eleitoral (Painel, 19/1). É preciso entender que ciência, tecnologia e inovação precisam de regularidade de orçamento e de gestão e que outros países têm investido pesado na agenda de pesquisa e inovação tecnológica como combate à crise".
Quero manifestar minha extrema preocupação com a informação de que a presidente Dilma ofereceu o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) ao PSD como recompensa por apoio eleitoral (Painel, 19/1).
É preciso entender que ciência, tecnologia e inovação precisam de regularidade de orçamento e de gestão e que outros países têm investido pesado na agenda de pesquisa e inovação tecnológica como combate à crise.
O MCTI teve o sexto melhor desempenho entre os 39 ministérios, em recente avaliação de uma empresa de consultoria.
Se tivessem ouvido também os cientistas, a aprovação da gestão atual do ministério teria sido ainda maior. Vamos fazer política, mas vamos respeitar a ciência.
HELENA B. NADER, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (São Paulo, SP)