65ª Reunião Anual da SBPC termina com saldo positivo


A 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acabou na última sexta-feira, dia 26 de julho, com o saldo positivo, depois de superar alguns percalços para a sua realização.

 A 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acabou na última sexta-feira, dia 26 de julho, com o saldo positivo, depois de superar alguns percalços para a sua realização. Essa foi a avaliação da presidente da SBPC, Helena Nader, durante o encerramento que aconteceu no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a apresentação da Banda Sinfônica do Recife.

Helena disse que a SBPC, a cada ano, tem a obrigação de levar à sua reunião anual o que há de melhor na ciência brasileira. “Se a reunião não se superar na qualidade científica a cada ano, ela perdeu a razão de ser”, disse. “A próxima reunião que será no Acre pode não ser a melhor, mas com certeza levará para lá a melhor ciência. Ela tem que refletir a ciência de quando for realizada”, disse.

Para a presidente da SBPC, mais do que os números, é importante ressaltar o interesse demonstrado pelos participantes nos temas debatidos e nos vários eventos realizados. “A qualidade do debate foi incrível”, disse. “Percebi que as pessoas estavam atentas e participativas. As salas contavam com pessoas interessadas nos temas discutidos. Também me chamou a atenção a grande participação de jovens graduandos. Aqui qualquer jovem pode participar, pode perguntar. Coisas que não acontecem em outros congressos.”

O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, também avaliou positivamente a reunião que, segundo ele, foi um sucesso por proporcionar conhecimento à comunidade. “Tenho certeza que muitas pessoas não teriam tido a oportunidade de conhecer a diversidade da ciência brasileira se não fosse esta reunião”, declarou. “Peço desculpas pelas coisas que deixamos de fazer, mas fizemos tudo com muito esforço. E só posso dizer que valeu a pena.”

Ivan Viera de Melo, coordenador da comissão executiva da organização local da reunião também mencionou o esforço feito pela universidade para a realização do evento. “Fizemos um esforço de um parto para realizarmos essa SPBC”, disse. O professor José Antonio Aleixo da Silva, da UFPE, lembrou que essa edição aconteceu em duas fases, sendo a primeira com a SBPC Educação que ofereceu minicursos para professores no interior de Pernambuco. “Temos que falar da qualidade e sucesso dessa reunião que foi um parto difícil, mas que nasceu com mais de 23 mil participantes”, afirmou.

A pesquisadora Regina Markus, do Instituto de Biociências da USP, membro da diretoria da SBPC, ressaltou o sucesso da Expo T&C, que contou com uma área total de 8 mil metros quadrados nesta edição. “A Expo T&C, além de trazer muitas novidades, editoras, fundações, nos seis dias de reunião, foi o centro do governo brasileiro no sentido de Ciência, Inovação e Tecnologia, já que Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação transferiu seu gabinete para o local reunindo todos os seus secretários”, disse. “Isso foi uma demonstração do que é a SBPC.”

Números

Durante toda a semana foram realizadas conferências, mesas-redondas e exposições no maior evento científico do Brasil. Paralelamente à programação acadêmica, a semana contou também com uma programação cultural diversificada com exposições artísticas, feiras itinerantes e shows encerrando a noite, sendo todas as atrações características da cultura local. De acordo com os dados oficiais, houve 22.930 inscritos de 27 estados e mil cidades. Só na SBPC Educação, participaram 12.397 professores.