Tags:

Abertura da SBPC tem show de Chico Chagas e Trio de Cordas da Ufac

A 66ª Reunião Anual da SBPC, sediada pela Ufac, em Rio Branco, começa a partir desta terça-feira (22). O maior evento científico do país se estende até domingo (27) e deve contar com shows, apresentações de dança, espetáculos folclóricos, projeção de filmes, exposição de artes plásticas, lançamento de livros, entre outras atividades, que fazem parte da SBPC Cultural.
Ideia é promover encontro com fazedores de cultura, diz coordenador.Multi-instrumentista se apresenta a partir das 19h no Teatro Universitário.
A 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sediada pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, começa a partir desta terça-feira (22). O maior evento científico do país se estende até domingo (27) e deve contar com  shows, apresentações de dança, espetáculos folclóricos, projeção de filmes, exposição de artes plásticas, lançamento de livros, entre outras atividades, que fazem parte da SBPC Cultural.
A programação inicia na abertura do evento, no Teatro Universitário, com a apresentação do artista multi-instrumentista acreano Chico Chagas, acompanhado por membros do Trio de Cordas da Ufac.
De acordo com o coordenador da comissão da SBPC Cultural, Flávio Lofêgo, a ideia do evento é promover um encontro com os fazedores de cultura do Acre e proporcionar uma mistura entre as artes visuais, cenográficas, literatura, cinema, dança e músicas, todas dividindo o espaço com variedades de estilos. “Isso é uma oportunidade de conhecer a cultura acreana profundamente”, ressalta.
Flávio explica que as apresentações são focadas em artistas acreanos e pessoas que estão no estado há bastante tempo e conhecem as características da região.
Conforme o cronograma da SBPC cultural, para a primeira noite do evento, a partir das 19h, no Teatro Universitário, o artista multi-instrumentista Chico Chagas, acompanhado do Trio de Cordas da Ufac, se apresenta no palco do Teatro Universitário. Convidado pelo coordenador da comissão da SBPC Cultural, os artistas se apresentam por cerca de 40 minutos.
Chico Chagas disse que a participação no evento é de grande importância, onde participam artistas de Rio Branco e representantes do Brasil todo. “A cultura acreana ganha muito com esse tipo de evento. As pessoas do país possuem poucas informações sobre a região, sobre o que se faz aqui em termos de cultura”, explica.
Chagas acrescenta que apesar de não morar no Acre, ele nunca abandonou a música e é muito grato por ter a oportunidade de mostrar mais uma vez o seu trabalho. “Agradeço publicamente ao convite”.
Os interessados podem acessar a programação completa no site da universidade.
O artista
Reconhecido pela crítica brasileira e também por fazer apresentações em países da Europa, Chico Chagas mostra um repertório que varia entre o clássico, jazz, MPB, dentre elas músicas de Milton Nascimento, Tom Jobim, Chick Corea, Chopin, Jorge Cardoso, Da Costa, Charles Chaplin e algumas músicas autorais.
Chico Chagas começou a tocar aos sete anos, em festas juninas acompanhado do pai. Estudou com o pianista Tito Freitas em Porto Velha (RO), por intermédio dele, Chico foi estudar no Rio de Janeiro (RJ), onde reside até hoje. Chagas morou cerca de três anos na Europa para estudar e se aperfeiçoar.