Cetem reunirá instituições de pesquisa para a SNCT 2014

Algumas das instituições de pesquisa mais renomadas do Brasil estarão reunidas no Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI), nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro, para participar do Cetem de Portas Abertas, uma das atividades que integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014).
Evento de 13 a 15 outubro no Centro de Tecnologia Mineral (RJ) conta com a participação de unidades ligadas ao MCTI
Algumas das instituições de pesquisa mais renomadas do Brasil estarão reunidas no Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI), nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro, para participar do Cetem de Portas Abertas, uma das atividades que integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014).
As atividades serão realizadas das 9h às 16h, na Avenida Pedro Calmon, 900 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro (RJ). Estarão presentes o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Observatório Nacional (ON), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Todas as instituições são ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 
No local, o público poderá conhecer projetos das unidades de pesquisa e participar de atividades diversas, como observação do sol, exposição de módulos educativos e experimentos interativos que ilustram princípios básicos da física e as suas implicações no dia a dia.
O evento integrado busca estender ainda mais a participação das instituições na Semana, acrescentando mais três dias de programação. Inspiradas no modelo da Expot&C, exposição que integra a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a partir de 2009, as unidades do MCTI sediadas no município do Rio de Janeiro, coordenadas pelo Mast, manifestaram a intenção de participar de atividades compartilhando o mesmo espaço.
A entrada é gratuita e a organização do evento já está recebendo inscrição de grupos escolares interessados em participar. As visitas estão sendo agendadas pelo telefone (21) 3865 7254 ou a partir do preenchimento de formulário disponível neste link, que deve ser enviado para o e-mail: divulgação@cetem.gov.br.
Madureira
Nos dias 17, 18 e 19 de outubro o Cetem estará com estande montado no Parque de Madureira com jogos, brincadeiras, apresentação de experimentos e de peças teatrais, com temáticas sobre meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida.  
Na exposição “Nosso Mundo também é Mineral” será possível conhecer amostras dos minerais industriais considerados importantes para a indústria de transformação – a exemplo da bauxita, na produção do alumínio, da fluorita na produção de flúor e o talco que confere maciez e alvura ao papel.

Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo MCTI, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.
Embora algumas atividades ocorram em datas diferentes, o período oficial neste ano SNCT é de 13 a 19 de outubro, com o tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. 
A realização do evento conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais.
No Rio de Janeiro, serão cerca de 50 municípios envolvidos na SNCT 2014. Uma programação diversificada também será realizada pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e por parceiros, entre os dias 13 e 17 de outubro.
Em 2013, o estado do Rio de Janeiro contabilizou 3.292 atividades, que foram realizadas em 44 cidades com a mobilização de 196 instituições parceiras.