Modelo de inclusão social para universidades é apresentado na 65ª Reunião Anual da SBPC


A experiência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) foi apresentada na Sessão Especial “Ciclo de Palestras Prêmio Péter Murányi 2013 – Educação” que foi realizada na 65ª Reunião Anual da SBPC.

A experiência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) foi apresentada na Sessão Especial “Ciclo de Palestras Prêmio Péter Murányi 2013 – Educação” que foi realizada na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Trata-se de um programa de inclusão social para alunos de escolas públicas baseado na meritocracia.

Desde 2010, o programa seleciona os melhores alunos das escolas públicas de Campinas, em São Paulo, a partir da nota no Enem e oferece a eles um curso de formação geral interdisciplinar, de nível superior, com dois anos de duração. Após sua conclusão, os alunos podem escolher entre 61 cursos de graduação oferecidos na Unicamp, de acordo com seu desempenho e o número de vagas disponíveis, sem precisar passar pelo vestibular. Pesquisadores também estão acompanhando o grupo alunos para avaliar o impacto do programa no longo prazo.

O ProFIS foi vencedor da última edição do Prêmio Péter Murányi, cujos resultados foram apresentados na reunião de Recife. Os outros finalistas da edição deste ano foram: as três coleções didáticas, de autoria da professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Becker Soares, e o projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), política pública de formação docente com uso de tecnologias de informação e comunicação.