Tags:

Noroeste paulista tem quarto nome na Esplanada dos Ministérios

Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação, após ser anunciado nesta sexta-feira (27) pela presidente Dilma Rousseff. Janine Ribeiro nasceu em Araçatuba (SP), onde morou por alguns anos e possui parentes na cidade. Ele é o quarto nome da região a ocupar um cargo no alto escalão da Esplanada dos Ministérios.
Araçatubense Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação.Além dele, governo conta com Carlos Gabas, Valdir Simão e Edinho Araújo.
Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação, após ser anunciado nesta sexta-feira (27) pela presidente Dilma Rousseff. Janine Ribeiro nasceu em Araçatuba (SP), onde morou por alguns anos e possui
parentes na cidade. Ele é o quarto nome da região a ocupar um cargo no alto escalão da Esplanada dos
Ministérios.
O também araçatubense Carlos Eduardo Gabas comanda o Ministério da Previdência. Além dos dois ex-moradores de Araçatuba, também entram na lista Valdir Simão, de Birigui (SP), na Controladoria Geral da União, e Edinho Araújo, de São José do Rio Preto (SP), na Secretaria de Portos.
A última visita oficial dele a região de São José do Rio Preto foi em 2009, quando participou de uma solenidade na Câmara Municipal para a posse de membros na Academia Araçatubense de Letras, em que ministrou uma palestra sobre “Livro de autoajuda – barateamento da filosofia?”.
Carreira
Doutor em filosofia, Ribeiro era professor de ética e filosofia política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou por mais de 20 anos. Entre os cargos que ocupou está o de presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt), entre 1991 e 1994, e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999.
Também foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008, quando coordenou mais de 2,5 mil cursos de mestrado e doutorado do Brasil. Janine Ribeiro tem 18 livros editados, além de inúmeros ensaios e artigos em publicações científicas. Entre eles, “A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil”, obra vencedora do Prêmio Jabuti 2001 na área de ensaios e ciências humanas.
Janine Ribeiro assumiu o comando do Ministério da Educação no lugar de Cid Gomes, que deixou a pasta na semana passada.