Mais Educação São Paulo vai fortalecer diálogo entre professor e estudante, diz Helena Nader


O Portal da Prefeitura da capital paulista publica análise do presidente da SBPC sobre o Programa Mais Educação São Paulo. De acordo com Helena, o programa propõe fortalecer o diálogo entre professor e estudante, e estabelecer as responsabilidades de cada um, para alcançar um objetivo da aprendizagem.

Portal da Prefeitura de São Paulo publica análise de Helena Nader, presidente da SBPC

“O Programa Mais Educação São Paulo propõe fortalecer o diálogo entre professor e estudante, e estabelecer as responsabilidades de cada um, para alcançar um objetivo da aprendizagem, conforme observei.

Não há unanimidade sobre um melhor modelo para a educação. Mas, com certeza, a ideia do não reprovar não funcionou. A aprovação automática, que seria para evitar a evasão e para enfrentar o problema da baixa autoestima do estudante reprovado, não teve os resultados esperados.

Sabemos que o aprendizado não é de um, é de dois (professor e estudante). E enquanto não encararmos a educação pelo binômio, com troca comum, não vamos alcançar os objetivos de aprendizagem.

Acredito que seja importante a escola ensinar responsabilidades, pois isso faz parte da formação para a cidadania. Quem sabe assim seja possível diminuir a evasão, que ainda é muito grande no fim da Educação Básica.

Hoje, há um desinteresse do jovem pela escola, e isso tem alguma razão. Pode ser porque a escola não contextualize as matérias com a realidade. Há uma demanda de conectividade que a escola também ainda não assimilou como deve. E isso não é só no Brasil: nos Estados Unidos, há problemas muito semelhantes aos nossos.

Sou favorável ao fato de voltar a haver dever de casa, tarefas e obrigações a cumprir, criando um diálogo entre a criança e o professor, com respeito mútuo. O Programa está no caminho, e espero que dê certo. Precisamos fazer algo urgente pela educação.”
 

* Helena Nader é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É bacharel em ciências biológicas – modalidade médica pela Unifesp, e possui licenciatura em biologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California (Estados Unidos). – http://maiseducacaosaopaulo.prefeitura.sp.gov.br/mais-educacao-sao-paulo-vai-fortalecer-dialogo-entre-professor-e-estudante-diz-helena-nader/