Marina Silva afirma que considerará propostas encaminhadas pela SBPC em seu programa de governo

Por falta de agenda, a pré-candidata não pode comparecer pessoalmente ao debate com presidenciáveis promovido pela SBPC, durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, mas enviou um vídeo com suas ideias para a área de CT&I e declarou que recebeu as propostas e se comprometeu a encontrar com a SBPC para conversar sobre as sugestões

A pré-candidata Marina Silva não pode, por problemas com sua agenda, participar da sessão “Encontro com os presidenciáveis”, realizado esta semana durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, mas enviou por vídeo suas ideias para a área de CT&I. O material foi apresentado aos participantes do evento nessa sexta-feira, 27 de julho, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.  Marina Silva se comprometeu se encontrar com a SBPC para conversar sobre as sugestões propostas.

Como já é tradição nas reuniões anuais da SBPC, a entidade convidou os três candidatos com maior intenção de votos, de acordo com as pesquisas públicas do Datafolha de junho de 2018, para falar sobre seus programas e, especificamente, responder às perguntas sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira. No entanto, as perguntas serão encaminhadas a todos os demais candidatos e as respostas serão amplamente divulgadas pela entidade.

Em seu depoimento, ela afirma que a questão do financiamento da área de educação, ciência, tecnologia e inovação é um dos pontos importantes para o desenvolvimento do País e que ela se compromete a incluí-los no seu programa de governo. “Temos também o compromisso com a educação de qualidade, pensando desde a educação infantil, ensino médio, a formação superior, a pós-graduação e todos aqueles investimentos que precisam ser feitos na pesquisa, na tecnologia, na inovação, na extensão”.

Para a pré-candidata um dos pontos altos de seu programa é o compromisso com a educação, principalmente, a básica. “Hoje temos um grave problema na educação brasileira porque nossas crianças chegam ao oitavo ano de idade e não estão alfabetizadas. Nossos jovens chegam a concluir o ensino médio sem conseguir interpretar um texto ou saber operações simples de matemática”, afirma.

Veja aqui o depoimento na íntegra.

“Debate com Presidenciáveis”

O “Debate com os presidenciáveis” foi um dos destaques da programação desta Reunião Anual. Com base na pesquisa Datafolha, divulgada no último mês de junho, a SBPC convidou os três pré-candidatos com maior intenção de voto. Luiz Inácio Lula da Silva foi representado pelo ex-ministro de C&T Sérgio Rezende. Jair Bolsonaro foi convidado, mas a entidade não teve resposta da equipe de campanha até o último dia de atividades do evento. Com a ausência de Bolsonaro, foram convidados Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Ciro enviou seu vídeo com suas ideias para a área de CT&I e se dispôs a um encontro com a diretoria da SBPC. Por um problema de agenda, Alckmin não pode comparecer, mas se dispôs a um encontro com a diretoria da SBPC para discutir o setor. A equipe de Manuela D’Avila procurou a SBPC para propor um encontro futuro com a diretoria para discutir a agenda do setor.

Jornal da Ciência