4 prêmios com inscrições abertas para cientistas brasileiros

Pesquisadores de todas as áreas do conhecimento podem encontrar oportunidades de bolsas e gratificações de até R$30 mil; descubra para quais você pode se candidatar

Você tem algum projeto que, a partir da ciência e da tecnologia, ajude a solucionar problemas relacionados à saúde, à agricultura ou até mesmo à administração pública do país? Se a sua repostosta for “sim”, você pode estar apto a se candidatar a um dos prêmios que estão com inscrições abertas até outubro de 2021 e têm como missão fomentar a pesquisa no Brasil. Conheça a seguir quatro oportunidades voltadas para cientistas das mais diversas áreas do conhecimento:

  1. Prêmio Mentes da Inovação

Criada pela Bayer em comemoração dos 125 anos da empresa no Brasil, a premiação irá reconhecer projetos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores da graduação ao pós-doutorado. A iniciativa busca valorizar trabalhos nas áreas de saúde e agricultura com foco em ciências aplicadas, ou seja, pesquisas que proponham soluções práticas para problemas concretos da sociedade.

Os projetos podem tratar, por exemplo, da criação de produtos e soluções ou até mesmo novos modelos de negócio que gerem desenvolvimento, inovação, valor econômico e social. As inscrições podem ser feitas individualmente ou em equipe até o dia 8 de outubro no site do Prêmio Mentes da Inovação. As propostas inscritas passarão por três etapas de seleção que irão definir os 12 projetos finalistas. No dia 24 de novembro, serão anunciados os vencedores (até três trabalhos de cada categoria), que receberão R$ 30 mil para investirem no projeto. Leia o regulamento do prêmio para saber mais detalhes. 

  1. Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

Até o dia 31 de outubro, sociedades científicas afiliadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) poderão indicar pesquisadoras à categoria “Mulheres Cientistas” da terceira edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. A láurea se dedica a homenagear estudiosas de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional.Ao todo, serão definidas três vencedoras, cada uma de uma área do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. O anúncio será feito no dia 11 de fevereiro de 2022, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, evento anual realizado pela SBPC. Confira o edital do prêmio para mais informações.

Veja o texto na íntegra: Revista Galileu