“Só há futuro para a sociedade brasileira com o conhecimento”, afirma Renato Janine Ribeiro

Presidente da SBPC discute sequência de crises, ignorância, falta de perspectivas para os jovens no Brasil e a ciência no País em entrevista ao programa #Provoca, da TV Cultura

O cientista político, ex-ministro da Educação e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, participou nesta terça-feira (24) do programa #Provoca, da TV Cultura, comandado por Marcelo Tas. No programa, Ribeiro discutiu assuntos como a sequência de crises do País, ignorância, falta de perspectivas para jovens, e o cenário da ciência.

A produção científica no Brasil, a falta de financiamento à pesquisa e os debates sobre o assunto na esfera pública foram alguns dos temas discutidos. “A ignorância é muito arrogante. No fundo, a diferença entre o cientista, o sábio e o não sábio, é que a pessoa que sabe também sabe quando é ignorante”, disse Ribeiro.

Ao ser questionado se a SBPC é de esquerda, Ribeiro ressaltou que a entidade é apartidária. “Ela (SBPC) tem uma política sim. E essa política é em defesa da ciência, o que envolve também a defesa da tecnologia, da educação, da saúde, do meio ambiente, da cultura e da inclusão social e esses pontos se convergem”, afirma. Ribeiro ressaltou que atualmente é preciso defender esses pontos contra os cortes de orçamentos, muitas vezes brutais. “Nós temos de deixar bem claro que só há futuro para a sociedade brasileira com o conhecimento”, afirma.

Segundo Ribeiro, a falta de investimento em pesquisa intensifica a “fuga de cérebros”, ou seja, a imigração de brasileiros com alto nível educacional. “Historicamente temos pouca ‘fuga de cérebros’, se comparado com a Argentina e com a Índia, nosso parceiro dos Brics (grupo de países emergentes). E agora, as pessoas não estão sequer conseguindo emprego. Por isso estão partindo”, comenta. Para ele, ao permitir essa evasão o Brasil está fazendo uma renúncia ao futuro. “Ao invés de exportarmos produtos que tenha inteligência embutida, estamos dando de presente inteligência em estado bruto”, lamenta.

Renato Janine Ribeiro é filósofo, cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Além de atuar como ministro da Educação em 2015, na gestão de Dilma Roussef, foi diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e vencedor do prêmio Jabuti de Literatura.

Assista aqui o programa na íntegra: #Provoca/TV Cultura

Jornal da Ciência