Shows de Chico Chagas e do Trio de Cordas da Ufac na 66ª RA

Com apresentações do instrumentista acriano Chico Chagas e do Trio de Cordas da Universidade Federal do Acre (Ufac), a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi aberta ontem (22/07), às 19 horas, no Teatro Universitário da instituição de ensino, em Rio Branco. A cerimônia reuniu mais de mil pessoas, superlotando o Teatro. O maior evento científico do País se estende até domingo (27/07). A abertura solene do evento foi marcada pelos hinos acriano e nacional, executados pelos músicos do Trio de Cordas. O conjunto é composto pelos violinistas Pedro Cruz e Alan Uchôa, e pelo contrabaixista Mateus Barbosa.
A abertura solene do evento foi marcada pelos hinos acreano e nacional executados pelos músicos do Trio de Cordas
Com apresentações do instrumentista acreano Chico Chagas e do Trio de Cordas da Universidade Federal do Acre (Ufac), a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi aberta ontem (22/07), às 19 horas, no Teatro Universitário da instituição de ensino, em Rio
 Branco. 
A cerimônia reuniu mais de mil pessoas, superlotando o Teatro.
O maior evento científico do País se estende até domingo (27/07).
A abertura solene do evento foi marcada pelos hinos acreano e nacional, executados pelos músicos do Trio de Cordas. O conjunto é composto pelos violinistas Pedro Cruz e Alan Uchôa, e pelo contrabaixista Mateus Barbosa.   
   
No final da cerimônia, que durou cerca de três horas, a programação contou com a apresentação do multi-instrumentista Chico Chagas, que também tocou acompanhado pelo Trio de Cordas. A atividade faz parte da programação cultural da 66ª Reunião Anual da SBPC.  
Chico Chagas é um músico com reconhecimento nacional e internacional. O reportório do artista varia entre o clássico, o jazz e a MPB. Na abertura da Reunião da SBPC, ele tocou músicas “Esperando na janela” e “Expresso 222”, de Gilberto Gil; “Chorinho brasileirinho”, além de composições do argentino Astor Piazzola. 

Presentes à cerimônia 
A solenidade de abertura foi conduzida pelo secretário geral da SBPC, Aldo Malavasi. Estavam presentes o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clelio Campolina; a presidente da SBPC, Helena Nader; e o reitor da UFAC, Minoru Kinpara, além da vice-reitora Guida Aquino.
 
A mesa reuniu ainda o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; o secretário estadual de ciência e tecnologia (C&T) do Acre, Marcelo Mighelli; a titular da Casa Civil do Governo do Acre, Marta Regina Souza Pereira; e o general Joaquim Silva, representando o Ministério da Defesa. 
Destaque também para o diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Paulo César Lacerda Beirão; e para a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz. A mesa contou ainda com as presenças do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Médici Aguiar; e do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Sergio Gargioni.
(Jornal da Ciência)