Evento terá atrações sobre o Ano Internacional da Luz

Em um ano de celebração da importância da luz e das tecnologias ópticas para o desenvolvimento da sociedade, a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) terá em sua programação diversas atividades relacionadas ao Ano Internacional da Luz. Eis o motivo pelo qual o tema central do maior encontro científico do Brasil deste ano será “Luz, Ciência e Ação”. Dentre as atividades previstas para as comemorações do Ano Internacional da Luz destacam-se palestras com renomados cientistas nacionais e internacionais; aulas sobre luz e suas aplicações; atividades de treinamento de professores de Ciências - aulas práticas de ótica no ensino fundamental e médio.

São previstas palestras com renomados cientistas, aulas práticas de ótica para professores do ensino fundamental e médio, além de ensino de óptica para deficientes visuais

Em um ano de celebração da importância da luz e das tecnologias ópticas para o desenvolvimento da sociedade, a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) terá em sua programação diversas atividades relacionadas ao Ano Internacional da Luz. Eis o motivo pelo qual o tema central do maior encontro científico do Brasil deste ano será “Luz, Ciência e Ação”.

A organização do Ano Internacional da Luz prepara diversas atividades específicas para 67ª Reunião Anual da SBPC – a se realizar no período de 12 a 18 de julho de 2015 nas dependências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no município de São Carlos, a 230 quilômetros da capital paulista. Tal  programação deverá fazer parte do site internacional sobre o “ International Year of Light“, segundo os organizadores do evento.

Dentre as atividades previstas para as comemorações do Ano Internacional da Luz destacam-se palestras com renomados cientistas nacionais e internacionais; aulas sobre luz e suas aplicações; atividades de treinamento de professores de Ciências – aulas práticas de ótica no ensino fundamental e médio.

Um dos destaques dessas atividades é que nos programas de treinamento de professores, que deve ter a parceria do Ministério da Educação (MEC), serão utilizados kits de óptica (kits de óptica dos raios de luz; de óptica física; de cores e sensações; e ondas e seus efeitos) – previstos para serem lançados este mês, em comemoração ao ano da luz. Será realizado também treinamento sobre o kit de astronomia.

Outra importante atração prevista para o Ano Internacional da Luz, dentro da programação da Reunião Anual da SBPC, é a atividade “Ensino de óptica para deficientes visuais”. Nesse caso, a Equipe do Grupo de Óptica apresentará os materiais, em fase de desenvolvimento, para ensinar óptica aos deficientes visuais.

(Ascom da SBPC)