SBPC em São Carlos supera expectativas

Diante de uma previsão de até quatro mil inscrições, a 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 12 a 18 deste mês, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), surpreendeu seus organizadores. No total, foram 6.378 inscritos, público constituído por cientistas, professores e estudantes, além de gestores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas e profissionais de órgãos governamentais de apoio à pesquisa científica e tecnológica.
Encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência teve mais de seis mil inscritos, oriundos de todos os estados do País
Diante de uma previsão de até quatro mil inscrições, a 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 12 a 18 deste mês, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), surpreendeu seus organizadores.
No total, foram 6.378 inscritos, público constituído por cientistas, professores e estudantes, além de gestores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas e profissionais de órgãos governamentais de apoio à pesquisa científica e tecnológica.
Os números do encontro – o maior evento científico da América Latina – foram anunciados na noite desta sexta-feira pela secretária geral da SBPC, Claudia Levy, na sessão de encerramento da Reunião, realizada no Auditório Florestan Fernandes, da UFSCar.
Mais uma vez, reafirmando o caráter nacional do evento, houve participantes de todos os estados do País, incluindo o Distrito Federal. Os 6.378 inscritos se deslocaram de 649 cidades, o que representa 12% dos municípios brasileiros. São Carlos teve o maior número de inscrições (1.432); em seguida vieram São Paulo (286), Rio de Janeiro (153), São Luís (129), Manaus (120) e Belém (114). De Rio Branco, no Acre, onde foi realizada a 66ª. Reunião Anual, em julho de 2014, veio uma caravana de 98 pessoas.
A presidente da SBPC observou, porém, que o número de pessoas que frequentaram as atividades da Reunião foi bem superior ao de inscrições. “Inscreveram-se somente as pessoas que quiseram fazer os minicursos ou receber o material impresso de apoio ao evento”, informou Helena Nader. Na sua previsão, o público que passou pelo campus da UFSCar durante a semana foi de dez mil pessoas por dia.
Para a presidente Helena a semana de encontros foi rica de eventos, debates e atrações, com vários aspectos que merecem ser destacados. “Mas, para mim, o maior destaque foram as salas cheias e a qualidade da participação do público nos debates”, pontuou.
Qualidade dos dois lados
A programação científica sênior da 67ª Reunião da SBPC contou com 186 atividades, distribuídas em 60 conferências, 74 mesas-redondas e 52 minicursos, que contemplaram diversas áreas da ciência. Muitas atividades tiveram como foco o tema central da Reunião: “Luz, Ciência, Ação!”, em comemoração ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Unesco. 
A presidente SBPC colocou em relevo a qualidade das discussões. “Para nossos encontros, sempre convidamos como palestrantes os melhores especialistas do País. Aqui em São Carlos o público participante esteve no mesmo nível dos palestrantes, o que proporcionou debates profundos e da melhor qualidade”, disse Helena Nader.
Inovação – novo paradigma
A reunião em São Carlos incluirá um novo paradigma nos encontros anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: a “SBPC Inovação”. Isso se deve ao sucesso obtido pelas palestras e mesas-redondas que integraram a programação da SBPC Inovação, realizada neste ano pela primeira vez.
“Em nossos encontros anteriores, o tema inovação sempre esteve presente, mas de maneira diluída na programação geral. Em São Carlos, ele ganhou formato próprio, foi tratado de maneira particular, organizada e com atividades todos os dias”, descreveu a presidente. Helena Nader adiantou que “daqui pra frente a SBPC Inovação estará presente em nossas reuniões anuais, com base no formato que aconteceu aqui na UFSCar”.
Com isso, a SBPC Inovação ganha o mesmo status obtido pela SBPC Indígena, inaugurada na Reunião Anual de 2014, que foi realizada em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre. Neste ano, a SBPC Indígena se repetiu em São Carlos e também deverá ganhar perenidade.
Popularização da ciência
Outra atividade destacada pela presidente da SBPC foi o “Dia da Família na Ciência”, que também foi realizado pela primeira fez em Rio Branco e ganhou uma segunda edição em São Carlos – com o mesmo sucesso.
No sábado, 18 de julho, centenas de famílias são-carlenses visitaram as instalações da Expotec e da SBPC Jovem, voltadas para a divulgação científica para estudantes e a  população em geral.
A Expotec abrigou, em uma tenda de seis mil metros quadrados, estandes de instituições de pesquisa de todo o Brasil. Elas mostraram produtos e processos inovadores, resultado de seus projetos de pesquisa. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação ocupou boa parte da área da Expotec com uma exposição interativa sobre a luz.
Já a SBPC Jovem, instalada em 2.800 metros quadrados, reuniu experimentos científicos, jogos e oficinas, apresentados por universidades e institutos de pesquisa de vários locais do país.
“A SBPC não é somente para cientistas, mas sim para toda a população. É emocionante ver as famílias interagirem com a ciência de uma forma lúdica, que atinge desde os adultos com idade mais avançada até as crianças em idade pré-escolar”, comentou Helena Nader.
(Ascom/SBPC)