A batalha dos semicondutores

A nova edição do Jornal da Ciência Especial traz entrevistas sobre a mudança de estratégia na produção de semicondutores motivada pelos conflitos comerciais entre EUA e China e a guerra Rússia-Ucrânia

Enquanto as guerras civis e militares se desenrolam com armas, uma disputa gigante e sem armamentos acontece no campo comercial, porém fortemente afetada pelas batalhas de armas. É a disputa entre EUA e China que, na visão de Sérgio Robles Reis de Queiroz, professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Universidade de Campinas (Unicamp), é muito maior e mais desafiadora para o mundo que todas as outras, pois altera as cadeias de valor na área tecnológica.

Um dos principais artefatos da disputa EUA-China são os semi­condutores (chips). A pandemia de covid-19 teve um efeito devastador sobre a produção mundial, com as principais fábricas – a TSMC de Taiwan e a Samsung, da Coreia do Sul – forçadas a parar a produção durante longos meses para o isolamento neces­sário para conter o vírus. Ao mesmo tempo, a demanda por com­putadores explodiu devido ao “home office”.

A reportagem completa está na nova edição do Jornal da Ciência Especial, disponível gratuitamente para download na aba Edições Impressas. Baixe o seu exemplar e boa leitura!

Janes Rocha – Jornal da Ciência