A ciência brasileira está na UTI – mas conseguiremos recuperá-la?

“Sem investimento, perdemos a competitividade, a soberania nacional e nos tornamos escravos de outros países", afirma Lucile Maria Floeter-Winter, diretora da SBPC, em entrevista à revista Exame

A cada um real investido em ciência, existe um retorno de dez reais. A falta de investimento na área, entretanto, apenas aumenta o problema financeiro e causa atrasos no conhecimento científico do país. Sem verba, os laboratórios se tornam obsoletos, os insumos precisam ser cada vez mais importados de outros países, o que leva mais tempo, e é difícil manter talentos, que preferem oportunidades no exterior.

Para Lucile Maria Floeter-Winter, diretora da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), a falta de investimentos deixa o mercado da ciência brasileira menos atrativo tanto para empresas quanto para cientistas. “Isso não é levado em conta pela área econômica. Sem investimento, perdemos a competitividade, a soberania nacional e nos tornamos escravos de outros países”, diz Floeter-Winter em entrevista à Exame.

Veja o texto na íntegra: Exame.com