“A gente não pode retroceder”

Em entrevista ao “Seu Jornal”, da Rede TVT, a diretora da SBPC, Roseli de Deus Lopes, falou sobre os cortes em CT&I e da necessidade de reverter a situação. Ela também falou sobre o movimento #CiênciaOcupaBrasília, promovido pela SBPC nos dias 8 e 9 de maio 

Os cortes profundos no orçamento para ciência e tecnologia no País, que afetam todo o sistema de CT&I construído ao longo de décadas, foi destacado em entrevista com a diretora da SBPC, Roseli de Deus Lopes, transmitida nessa terça-feira, 23 de abril, no “Seu Jornal”, da rede TVT. “A gente não pode retroceder. Para termos um país competitivo e para não ficarmos apenas importando produtos de alto valor agregado feitos no exterior. A gente precisa desses investimentos. E rapidamente”, alerta Lopes.

Lopes, que é também professora da Poli-USP, falou sobre o  movimento #cienciaocupabrasilia, promovido pela SBPC nos dias 8 e 9 de maio. “Estamos buscando um diálogo com o Executivo e com o Legislativo para falar da importância da ciência, tecnologia e inovação. A gente precisa esclarecer aos nossos parlamentares que é preciso reverter esse quadro. Principalmente em momento de crise, a gente precisa investir em ciência, tecnologia e inovação para elevar o PIB do País. Não adianta fazer cortes, pois isso vai nos levar para uma situação de calamidade”, declarou.

Confira a entrevista: Seu Jornal – TVT