“A ignorância é mortal”

Um dos maiores cientistas do Brasil, Sergio Mascarenhas defende, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que o futuro do homem depende de união da ciência e tecnologia com as humanidades

Lidando com os trancos da vida, o cientista Sérgio Mascarenhas, de 91 anos, se tornou Ph.D. em transformar problemas em coisas positivas. Quando recebeu o diagnóstico de hidrocefalia, que o obrigou a andar com uma válvula na cabeça, desenvolveu um método revolucionário. Assim surgiu a brain4care, startup que comercializa um dispositivo de medição da pressão intracraniana de forma não invasiva. Em 2017, um grupo encabeçado pelo empresário Horácio Lafer Piva fez um aporte de US$ 5 milhões. O método tem patente nos EUA e na Europa.

Professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e visitante de Harvard e Princeton, Mascarenhas se interessa por temas que vão da física às artes. O futuro da humanidade, diz ele “Á Mesa com o Valor” depende dessa mistura. Afirmou ainda que “o governo é um desastre. Ignora que filosofia e humanidades são relevantes, ignora que a grande força das ciências está nas universidades públicas. A ignorância é mortal”.

Leia na íntegra: Valor Econômico

O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante.