A importância da valorização dos dados e informações científicas para as políticas públicas

“Quem deveria ser o principal incentivador e usuário das informações científicas produzidas pelo Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia do País, o governo brasileiro, não tem se beneficiado adequadamente de tais dados para aprimoramento das políticas públicas e para a execução mais eficiente de seus programas”, ressalta a SBPC em moção aprovada por unanimidade em sua Assembleia Geral de Sócios, realizada durante a 71ª Reunião Anual da SBPC. O documento foi encaminhado nesta segunda-feira a ministros e legisladores

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou nesta segunda-feira, 12 de agosto, a moção sobre “A importância da valorização dos dados e informações científicas para as políticas públicas”. Aprovado por unanimidades pela Assembleia Geral de Sócios da entidade, reunida em Campo Grande, no dia 25 de julho, por ocasião de sua 71ª Reunião Anual, o documento foi enviado aos ministros da Ciencia, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e aos presidentes das Comissões de ciência e tecnologia no Senado e na Câmara dos Deputados, respectivamente, o senador Vanderlan Cardoso e o deputado Félix Mendonça.

No texto da moção a SBPC argumenta que embora o Brasil possua instituições e cientistas de renome mundial, que desenvolvem estudos de grande valor para a geração de novos conhecimentos, produtos e serviços, assim como para o apoio à definição e execução de políticas públicas, no entanto, nem sempre os dados e informações produzidos, em sua maior parte, com recursos públicos, são utilizados pelas instâncias de decisão.

“Quem deveria ser o principal incentivador e usuário das informações científicas produzidas pelo Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia do País, o governo brasileiro, não tem se beneficiado adequadamente de tais dados para aprimoramento das políticas públicas e para a execução mais eficiente de seus programas. Isto valorizaria, inclusive, o retorno dos investimentos públicos efetuados para ciência, tecnologia e inovação. A desconsideração, e mesmo o desprezo, em relação ao conhecimento científico produzido, pode ter implicações sérias sobre a qualidade de vida dos brasileiros e dificultar a recuperação econômica do País”, alerta o documento.

 

Leia a moção na íntegra neste link.

 

Jornal da Ciência