Abertura da SBPC Educação tem crítica a corte de recursos

Segundo a vice-presidente da SBPC, Vanderlan da Silva Bolzani, que também participou da cerimônia, em Montes Claros (MG), nesta quinta-feira, só o conhecimento é capaz de tirar a sociedade da apatia e da desesperança

“Não tem saída para o Brasil, a não ser investir em educação”, disse o ex-ministro da Educação e professor da Universidade de São Paulo, Fernando Haddad, na abertura da SBPC Educação, que começou hoje no campus Montes Claros da UFMG. O evento precede a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha UFMG.

Segundo reportagem veiculada no Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), Haddad e as outras autoridades que discursaram na solenidade criticaram a Emenda Constitucional 95, que ficou conhecida como emenda do teto dos gastos, aprovada no fim de 2017.  “O grande desafio é o cenário de congelamento de investimentos para a educação”, disse a secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo. Além da secretária, participaram da mesa de honra a vice-presidente da SBPC, Vanderlan da Silva Bolzani, e o reitor da UFMG, Jaime Ramírez.

Ouça a reportagem de Jéssika Viveiros, veiculada no Jornal UFMG.