Academia de Ciências do Estado de São Paulo empossa novos membros

Cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo empossou 24 novos acadêmicos de diversas áreas de atuação. A presidente de honra da SBPC, Helena Nader, foi homenageada pela contribuição à ciência nos últimos anos

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) realizou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a cerimônia de posse de seus novos membros. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a participação do deputado Orlando Bolçone, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Alesp.

Além do parlamentar, compuseram a mesa Marcos S. Buckeridge, presidente da Aciesp, Vanderlan Bolzani, vice-presidente da entidade e da SBPC, Hamilton Varela de Albuquerque, diretor-executivo da Aciesp, e a homenageada da noite, Helena Nader, presidente de honra da SBPC.

Na abertura, Buckeridge apresentou um mapa da ciência no estado de São Paulo, mostrando dados que relacionam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e número de pesquisadores por município. Ele foi acompanhado pelo deputado Bolçone, que discursou sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento e a inclusão social do estado e do País.

Uma breve apresentação das características científicas de cada um dos novos acadêmicos foi feita durante a sessão.

A cerimônia contou ainda com uma homenagem especial à presidente de honra da SBPC, Helena Nader, por sua contribuição à ciência nos últimos anos. Emocionada, Nader destacou a luta de toda a comunidade científica pelo orçamento para o setor.

“Uma noite de festa em um momento de crise da ciência com relação ao financiamento. O mantra ‘ciência não é gasto, é investimento’ foi criado por nós, e repetido diversas vezes nos últimos meses. Agora precisamos, com o mesmo otimismo que nessa noite celebramos a ciência, buscar reforçar o diálogo e a interlocução com todos os atores: seja executivo, legislativo ou sociedade civil, para sairmos da crise”, declarou a homenageada ao Jornal da Ciência.

Vice-presidente da Aciesp e da SBPC, Vanderlan Bolzani ressaltou a relevância da Academia Paulista para a ciência nacional e a importância da posse de novos membros acadêmicos para fortalecer nossa ciência. “O papel dos cientistas é vital neste momento crítico e temos que ser eficientes não apenas nos laboratórios e instituições onde atuamos, mas, em outros segmentos da sociedade para que possamos fortalecer a ciência na sociedade como um todo e assim contribuirmos para, com o que nos compete, retomada do crescimento do País”, declarou, e acrescentou: “Foi uma noite muito bonita e importante, em que foi ressaltado o papel da ciência paulista no cenário nacional. A apresentação de cada acadêmico eleito é mostra insofismável de grandes cientistas, alguns deles já integram a Academia Brasileira de Ciências e agora estão também conosco. Então, isso mostra a importância da ciência paulista em um momento crítico, em que nós precisamos fortalecer o papel da ciência para o Brasil”.

Eleitos

Ao todo, foram empossados 24 novos membros de diversas áreas de atuação:

  1. Aline Maria da Silva
  2. Amando Siuti Ito
  3. Angêla Kaysel Cruz
  4. Carlos Frederico de Oliveira Graeff
  5. Carlos Alfredo Joly
  6. Iscia Teresinha Lopes Cendes
  7. Jefferson Prado
  8. João Santana da Silva
  9. Júlio Romano Meneghini
  10. Leticia Veras Costa Lotufo
  11. Luiz Nunes de Oliveira
  12. Marcelo Knobel
  13. Marcio de Castro Silva Filho
  14. Maria Valnice Boldrin
  15. Mariana Cabral de Oliveira
  16. Mauro Bertotti
  17. Niels Olsen Saraiva Câmara
  18. Paolo Di Mascio
  19. Paulo Alberto Nussenzveig
  20. Paulo Mazzafera
  21. Rodnei Bertazzoli
  22. Shaker Chuck Farah
  23. Susana Inês Cordoba de Torresi
  24. Watson Loh

Os candidatos foram indicados por pelo menos dois membros titulares em documento por escrito acompanhado do currículo do candidato. Uma comissão indicada pelo Conselho Diretor examinou os currículos e submeteu a lista de inscritos para votação.

Marcelo Rodrigues – estagiário na Comunicação da SBPC