Ação educativa apresenta o histórico eclipse de Sobral a visitantes do Dragão do Mar

Em maio de 1919, sob o céu de Sobral (CE), um eclipse total do sol comprovou a Teoria da Relatividade Geral proposta pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955)

Um sábado de encontro com a ciência. Em frente ao Planetário Rubens de Azevedo, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), uma ação educativa organizada pelo Diário do Nordeste resgatou um grande feito na história do Ceará. Os frequentadores do equipamento cultural puderam viajar no tempo e conhecer os fatos em torno do famoso eclipse de Sobral, responsável em 1919 por comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein (1879-1955).

No ano em que se comemora o centenário do feito histórico, a atividade disponibilizou óculos de realidade virtual ao público. A imersão é completa. A tecnologia permitiu aos interessados visitar duas épocas distintas de Sobral. Com o material é possível ver a cidade tanto em 2019 como no momento do evento astronômico.

O trabalho atraiu a curiosidade das famílias que visitavam o Dragão do Mar no fim da tarde. Os paraenses Francicley Oliveira Tenório e Ivana Nascimento levaram os filhos Lorena e Leonardo Tenório para conhecer o Planetário. O passeio rendeu um encontro inusitado e os turistas elogiaram a ideia de conhecer um tema tão relevante na esfera da ciência.

Para orgulho do pai, o pequeno Leonardo aprovou a viagem virtual. Francicley elogiou a divulgação de um tema tão relevante para a pesquisa científica. “Agora sabemos o que aconteceu no Ceará.

Veja o texto na íntegra: Diário do Nordeste