Acompanhe o Observatório das Eleições 2018 da SBPC

O site reúne propostas da comunidade científica e os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e inovação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) criou o site “Observatório das Eleições 2018”. O objetivo é reunir as propostas de políticas públicas da comunidade científica para educação, ciência, tecnologia e inovação e divulgar amplamente os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com tais proposições. O site está no ar desde o dia 6 de setembro e já conta com manifestações de mais de trinta candidatos ao Legislativo, além dos depoimentos e debates com alguns dos candidatos à presidência da República.

O Observatório das Eleições 2018 é o primeiro a se debruçar sobre as políticas para CT&I, e dispõe para o público geral os resultados de discussões realizadas pela SBPC com os candidatos ao Executivo e Legislativo e com toda a comunidade científica nacional.

Ao longo do primeiro semestre, a SBPC realizou uma série de debates entre cientistas e acadêmicos sobre os desafios e necessidades de diversas áreas fundamentais para o desenvolvimento do País, como CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúde. Dessas discussões, foram elaboradas propostas de políticas públicas, que foram reunidas no caderno “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”, encaminhado a todos os candidatos das eleições deste ano.

A sessão “Compromisso dos Candidatos” é dedicada a divulgar o posicionamento dos candidatos, ao Executivo e ao Legislativo, com respeito às proposições gerais sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.

Para os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados, foi encaminhado o documento “Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”. Ao concordar com as propostas que constam do documento, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito. E esses candidatos são convidados a manifestar seu compromisso com as proposições gerais da SBPC para o endereço eleicoes2018@sbpcnet.org.br. No site do Observatório das Eleições 2018, um mapa indica os estados cujos candidatos já responderam à SBPC, e, ao clicar nas unidades federativas, é possível conferir a lista com os nomes e números deles, organizados em ordem alfabética, sem menção a partidos.

Para os candidatos à Presidência da República, o Observatório publica as manifestações sobre propostas da comunidade científica relacionadas aos temas Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação Básica; Educação Superior e Pós-Graduação; Democratização da Comunicação; e Direitos Humanos, contidas no documento “Compromissos em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”.

O site também tem uma sessão para divulgar os debates que a SBPC vem realizando com os presidenciáveis. Eles tiveram início em julho, durante a sua 70ª Reunião Anual, e seguem pelo período eleitoral. O ex-ministro de C&T Sérgio Rezende participou do debate na Reunião Anual da SBPC, em Maceió, representando a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, comprometendo-se com os pontos colocados pela SBPC. Marina Silva enviou um vídeo com suas ideias para a área de CT&I e declarou que recebeu as propostas da SBPC e elas seriam consideradas em seu programa de governo. Jair Bolsonaro foi convidado, mas a entidade não teve resposta da equipe de campanha. Foram também convidados Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Ciro enviou, na ocasião, seu vídeo com suas ideias para a área de CT&I e se dispôs a um encontro com a diretoria da SBPC. Por um problema de agenda, Alckmin não pode comparecer, mas se dispôs a marcar um encontro com a diretoria da SBPC para discutir o setor.

No início de setembro, a SBPC reiterou o convite aos candidatos, para irem à sua sede participar do debate com a comunidade científica. No dia 18/09, o candidato Ciro Gomes, primeiro a aceitar o convite dessa segunda rodada, foi à sede da SBPC, em São Paulo, para responder às perguntas da comunidade científica sobre seus os planos para ciência, tecnologia inovação e educação, caso seja eleito. Com duração de quase três horas, a discussão sobre as propostas do candidato para o setor teve grande interesse do público. Mais de 100 pessoas, entre cientistas, estudantes e jornalistas estiveram presentes na sessão, e a transmissão ao vivo pelo Facebook da SBPC teve mais de 85 mil visualizações. O texto sobre o evento, bem como a transmissão completa já estão disponíveis no Observatório. Em breve, serão divulgados as datas e nomes dos participantes das próximas sessões;

A SBPC esclarece que os cinco primeiros candidatos presidenciáveis com maior intenção de votos nas pesquisas foram convidados para o debate e todos os 13 candidatos receberam um documento com as propostas da comunidade científica e a solicitação de enviarem seus posicionamentos sobre os pontos fundamentais de CT&I e educação, que serão amplamente divulgados, não apenas no Observatório, mas em todos os meios de comunicação da entidade.

Ainda sobre os presidenciáveis, o site disponibiliza ao público uma análise dos planos de governos protocolados por cada um deles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica que a SBPC levantou ao longo do primeiro semestre, investigamos o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

O Observatório das Eleições divulga também o apoio da SBPC a iniciativas semelhantes da comunidade científica. Por exemplo, a entidade esteve presente em debates com presidenciáveis na Academia Brasileira de Ciências e no evento “Conhecer – Eleições 2018”.

“O nosso objetivo é divulgar amplamente as respostas dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo para que a sociedade brasileira tome conhecimento desses posicionamentos, para que isto contribua nas escolhas eleitorais e para que esses compromissos possam ser cobrados dos eleitos nos próximos anos”, ressalta o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

Confira o “Observatório das Eleições 2018” da SBPC aqui.

Jornal da Ciência