Ajuste fiscal proposto por Doria para SP vai paralisar pesquisas sobre covid-19, alertam cientistas

Governador enviou à Alesp projeto para conter rombo de R$ 10 bilhões em 2021 com previsão de destinar recursos de universidades e da Fapesp para o Tesouro. SBPC divulgou nota alertando "quanto ao prejuízo e as consequências catastróficas para o estado de São Paulo e para o Brasil" caso o projeto seja aprovado

O projeto de lei 529 enviado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), à Assembleia Legislativa, buscando um ajuste fiscal para conter o rombo de mais de R$ 10 bilhões no orçamento em 2021 pode acabar com pesquisas em andamento sobre a Covid-19, alertam especialistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp).

Isso porque, dentre as propostas apresentadas, uma delas prevê que o superávit de fundos, autarquias e fundações existentes sejam direcionados ao tesouro (a conta única do estado). Se implementada, a medida impactaria diretamente os fundos da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a transferência de reservas de caixa dessas instituições, que já estavam empenhadas e destinadas a bolsas e estudos em diversas áreas.

Veja o texto na íntegra: G1