Amapá espera há um mês exame que identifica qual variante tinha a paciente com Covid-19 transferida do Amazonas

Previsão inicial era que o resultado sairia em até 10 dias. Ela foi uma das três que chegaram de Manaus sem que autoridades fossem notificadas, em janeiro. Caso está na Justiça

O Amapá aguarda há mais de um mês o resultado do sequenciamento genético de uma das 3 pacientes que foram transferidas de Manaus para Macapá, em janeiro, sem que as autoridades fossem notificadas. O exame, que seria analisado entre 7 e 10 dias, foi solicitado ao instituto de referência, o Evandro Chagas (IEC), do Pará.

O pedido foi feito em função da preocupação com a chegada da variante brasileira do novo coronavírus, identificada em janeiro no Amazonas, e que foi chamada de P1. Após a confirmação dessa cepa, os casos em Manaus tiveram um aumento significativo. Até a segunda-feira (8), o Amapá ainda não havia confirmado infectados com essa nova variante.

Em nota encaminhada ao G1 na segunda-feira, o IEC detalhou que algumas amostras do Amapá terão os resultados do sequenciamento genético entregues ao Estado “em breve”. Não foi informado se é o caso dessa paciente.

O órgão ressaltou que “até o momento não identificou a variante P1 entre as amostras encaminhadas pelo Laboratório Central do Estado do Amapá”.

Veja o texto na íntegra: G1