Ampliação de cooperações e parcerias são discutidas no Fórum do Confap em Belém

O segundo dia do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) foi marcada por debates e deliberações acordadas com parceiros federais e organismos internacionais

O segundo dia do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) foi marcada por debates e deliberações acordadas com parceiros federais e organismos internacionais. Estiveram presentes nas mesas e discussões, com os presidentes e diretores das FAPs, representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Delegação da União Europeia no Brasil e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará.

Antecedendo as discussões, foi apresentada a 1ª edição do Boletim da Ciência do Estado do Pará. Em seguida, a primeira mesa de debates foi pautada pelo tema “O Papel da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento da Amazônia”. A matéria foi moderada pelo presidente da Fundação Amazônia de Amparo à Pesquisa (Fapespa), Eduardo Costa, e debatida pelo secretário do MCTIC, Jailson de Andrade, pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro e pelo secretário Alex Fiúza. Acrescentando à pauta, o Ministério anunciou novos editais voltados aos biomas brasileiros, incluindo a Amazônia, e a expectativa de uma nova chamada voltada para um possível novo bioma situado sob a foz do Rio Amazonas e que tem, segundo ele, grande potencialidade de exploração.

Leia na íntegra: Facepe