As Bolsas do CNPq e a OBMEP

“É importante destacar que o desenvolvimento científico e tecnológico de um país requer também apoio para aqueles que aspiram ser pesquisadores ou engenheiros, e o poder público não pode se eximir desta responsabilidade”, afirmam Fernanda A. da Fonseca Sobral, professora aposentada da UnB e vice-presidente da SBPC, e Gilberto Lacerda Santos, professor titular da faculdade de Educação da UnB, em artigo publicado no blog Ciência & Matemática, do jornal O Globo

Conforme anunciado na última semana, a partir do mês de setembro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promoverá a suspensão de bolsas de estudos de pós-graduados e de pesquisa avançada, caso não haja aprovação de créditos suplementares. A gravidade e os impactos negativos para a pesquisa científica e tecnológica em nosso país, decorrentes dessa suspensão, já foram amplamente divulgados, e a comunidade científica brasileira, de todas as áreas de conhecimento, brada forte em oposição à medida. Todavia, o anúncio dos cortes inclui também as bolsas de iniciação científica concedidas para medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), estudantes de ensino médio de todo o país, em favor dos quais aqui também nos manifestamos.

É fundamental que seja evidenciada a importância já bastante consolidada da OBMEP para o ensino de Matemática e das bolsas de iniciação científica para os medalhistas, no sentido de potencializar talentos e incentivar carreiras em uma área do conhecimento crítica e básica.

Realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP tem como objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; integrar as escolas públicas com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. São objetivos que por si só mereceriam ampliação desta importante política pública, ao invés de submetê-la a cortes orçamentários injustificáveis.

Blog Ciência & Matemática/O Globo