As ciências, a cultura e as artes rompem o atraso

Artigo da nova edição da Ciência & Cultura mostra como setores estimulam a reflexão e o avanço da sociedade

cc-4-edicao-opinia%cc%83o-as-cie%cc%82ncias-a-cultura-e-as-artes-rompem-o-atraso-capa-site-pydl0twextoe6j5t9uc29mfej1txfiabma9l9rsj9kSe por um aspecto, as ciências têm como foco a busca de verdades até então desconhecidas, assim como novas descobertas e revoluções científicas, as artes e a cultura contam com uma liberdade sem limites para elaborar sua própria realidade, nem sempre bela, nem sempre positiva e, frequentemente, incômoda. Isso é o que aponta artigo nova edição da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Ciência e Vida”. A edição especial aborda as várias maneiras como a ciência e a tecnologia contribuem com diversos aspectos de nossa vida diária.

No período de transição entre a Idade Média e a Moderna, entre os séculos XIV e XVII, deu-se o Renascimento, o maior movimento renovador de que se tem conhecimento nas artes. “Foi quando as artes plásticas e cênicas, a literatura e a música passaram a expressar sentimentos humanistas e o modo de ser, sentir e viver dos vários povos. Entendendo a cultura como o genuíno reflexo do pensar, do sentir, do expressar, compreende-se a mudança de foco na direção da população”, explica a cantora e compositora Ana de Hollanda, ex-ministra da Cultura.

Para Hollanda, o acontecimento mais definitivo da Idade Moderna foi a Revolução Científica no século XVII. “As ciências, as artes e a cultura são setores que exigem um permanente exercício de reflexão dialética, que culmina frequentemente com um processo de renovação de ideias e criações variadas para além das habituais perspectivas”, finaliza.

Leia o artigo completo em:

https://revistacienciaecultura.org.br/?p=3483

Christiane Bueno – Ciência & Cultura