Assembleia Geral de Sócios da SBPC aprova nove moções

As moções são propostas pelos sócios ativos e votadas na Assembleia Geral de Sócios da SBPC, instância máxima deliberativa da entidade. Os textos aprovados serão revisados pela Diretoria e encaminhados aos dirigentes dos órgãos competentes. A SBPC esclarece que as moções ainda não foram finalizadas e nem divulgadas oficialmente. Qualquer versão que eventualmente esteja circulando pela internet não tem o aval da SBPC

Nessa quinta-feira, 26 de julho, os sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reunidos em Assembleia Geral, aprovaram nove moções levadas para a discussão. Quatro delas por unanimidade. As moções são propostas pelos sócios ativos e votadas na Assembleia Geral de Sócios da SBPC, instância máxima deliberativa da entidade. Os textos aprovados serão revisados pela Diretoria e encaminhados aos dirigentes dos órgãos competentes relacionados ao teor de cada documento, e posteriormente publicados no site institucional da SBPC.

A SBPC esclarece que as moções ainda não foram finalizadas e nem divulgadas oficialmente. Qualquer versão que eventualmente esteja circulando pela internet não tem o aval da SBPC.

Além das moções, foi colocado em discussão e votação o “Manifesto SBPC em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”, com a síntese das propostas da entidade para políticas públicas nas áreas de CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúde. O documento foi endossado por todos os presentes.

Tradicionalmente, a SBPC realiza sua Assembleia Geral durante a Reunião Anual da entidade. É o momento em que os sócios têm a oportunidade de debater sobre as principais atividades que vêm sendo desenvolvidas pela entidade, assim como apresentar propostas de novas ações ou atividades.

Na reunião foi apresentado o relatório anual da diretoria, como o balanço das atividades da SBPC entre julho de 2017 e junho de 2018. Foram destacadas as atuações da entidade no Legislativo, no Executivo e no Judiciário.

A Diretoria ressaltou ainda a realização dos seminários temáticos, no primeiro semestre de 2018, para debater com toda a comunidade científica políticas públicas, a serem propostas aos candidatos das eleições de outubro, nas áreas de CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações, desenvolvimento sustentável, Amazônia e saúde. As propostas forma reunidas no caderno “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”, disponível neste link. Estes documentos serviram de base para o “Manifesto SBPC em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”, votado na Assembleia e aprovada por unanimidade. O documento será encaminhado a todos os candidatos e as respostas serão amplamente divulgadas pela SBPC.

O presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira, fez menção às atividades comemorativas dos 70 anos de fundação da Sociedade, como o evento realizado no dia 8 de julho no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, as marchas pela ciência realizadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, São Paulo e Chapecó, e a “Mostra Virtual Interativa SBPC 70 anos – Ciência Educação Ontem Hoje Amanhã”, em exibição esta semana na ExpoT&C. As homenagens pelo septuagésimo aniversário da SBPC também foram citadas, como as cartas enviadas pelas sociedades associadas parabenizando pela data, e a Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Na ocasião, foi feita ainda uma menção especial à sócia Maria Fuentes que comparece às Reuniões Anuais da SBPC sistematicamente, há cinco décadas. Esta é a sua 51ª Reunião Anual.

Além do “Manifesto SBPC em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”, os 95 sócios presentes na Assembleia aprovaram os relatórios de prestação de contas da Sociedade, e deliberaram sobre nove propostas e moções encaminhadas. Após os debates, as moções foram aprovadas. Durante as próximas semanas, a Diretoria da SBPC revisará os textos propostos para fazer os ajustes necessários e encaminhará aos dirigentes dos órgãos competentes relacionados ao teor de cada documento. O Jornal da Ciência divulgará os textos finais e seus encaminhamentos.

Confira abaixo as moções aprovadas:

  1. Pela revogação da Lei do Ensino Médio e pela revisão da BNCC do Ensino Médio e pela garantia do cumprimento das metas do PNE

(aprovada por unanimidade)

  1. Em defesa da autonomia didático-científica das universidades brasileiras

(aprovada por maioria, com 3 abstenções)

  1. Repúdio a tentativas de censura, intimidação e restrição da autonomia e liberdade docente

(aprovada por maioria, com três abstenções)

  1. Em defesa da liberdade de cátedra! Suspensão da Comissão de Sindicância investigativa da UFABC

(aprovada por unanimidade)

  1. Em defesa dos 25% do Fundo Social do Pré-sal para a Ciência & Tecnologia

(aprovada por maioria, com uma abstenção)

  1. Contra a privatização das estatais: em defesa da Embraer, Eletrobras e Petrobras

(aprovada por unanimidade)

  1. Pela descriminalização do aborto

(aprovada por maioria, com uma abstenção)

  1. Moção pelo fim da guerra às drogas

(aprovada por unanimidade)

  1. Sobre a democracia no Brasil e a prisão de Lula

(aprovada por maioria, com duas abstenções e alterações posteriores a serem feitas no texto)

 

Daniela Klebis – Jornal da Ciência