Na quinta-feira, 28 de julho, os sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reunidos em Assembleia Geral, aprovaram seis moções de diversos temas que afetam a ciência brasileira – todas de forma unânime.
Tradicionalmente, a SBPC realiza a Assembleia Geral durante a sua Reunião Anual. É o momento em que os sócios têm a oportunidade de debater sobre as principais atividades que vêm sendo desenvolvidas pela entidade, assim como apresentar propostas de novas ações ou atividades.
Na reunião foi apresentado o relatório anual da Diretoria, com o balanço das atividades da SBPC entre julho de 2021 e junho de 2022. Os sócios presentes aprovaram também a “Carta de Brasília”, os relatórios de prestação de contas da Sociedade, a Ata da Assembleia de 2021 e deliberaram sobre oito propostas e moções encaminhadas. Após os debates, seis moções e uma proposta foram aprovadas. Os documentos aprovados serão encaminhados pela SBPC aos dirigentes dos órgãos competentes relacionados ao teor de cada documento, e posteriormente publicados no site institucional da SBPC e no Jornal da Ciência.
Conheça abaixo cada uma das moções aprovadas na Assembleia:
1 ) Ciência e saberes tradicionais por uma Amazônia soberana e sustentável
Aprovada por unanimidade
2) De moção para Proposta de ação da diretoria: 11 DE AGOSTO: O BRASIL SE UNE EM DEFESA DE ELEIÇÕES LIVRES, DA DEMOCRACIA, DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA
Aprovada por unanimidade
3) Moção em defesa da Paz e contra a crescente corrida armamentista em escala mundial
Aprovada por unanimidade
4) Independência tecnológica e soberania nacional na área de radiofármacos e a finalização do RMB
Aprovada por unanimidade
5) Moção de repúdio à suspensão das reuniões do CONEP que visam ao tombamento da Serra do Curral
Aprovada por unanimidade
6) Moção pela valorização do Pesquisador: Reajuste das bolsas já!
Aprovada por unanimidade
7) Moção em defesa do “Plano Emergencial Anísio Teixeira para reconstrução nacional através da ciência” proposto pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)
Aprovada por unanimidade
Jornal da Ciência