Assembleia Geral de Sócios da SBPC aprova seis moções

Documentos serão encaminhados às autoridades competentes pelos diversos setores tratados nas moções

Na quinta-feira, 28 de julho, os sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reunidos em Assembleia Geral, aprovaram seis moções de diversos temas que afetam a ciência brasileira – todas de forma unânime.

Tradicionalmente, a SBPC realiza a Assembleia Geral durante a sua Reunião Anual. É o momento em que os sócios têm a oportunidade de debater sobre as principais atividades que vêm sendo desenvolvidas pela entidade, assim como apresentar propostas de novas ações ou atividades.

Na reunião foi apresentado o relatório anual da Diretoria, com o balanço das atividades da SBPC entre julho de 2021 e junho de 2022. Os sócios presentes aprovaram também a “Carta de Brasília”, os relatórios de prestação de contas da Sociedade, a Ata da Assembleia de 2021 e deliberaram sobre oito propostas e moções encaminhadas. Após os debates, seis moções e uma proposta foram aprovadas. Os documentos aprovados serão encaminhados pela SBPC aos dirigentes dos órgãos competentes relacionados ao teor de cada documento, e posteriormente publicados no site institucional da SBPC e no Jornal da Ciência.

Conheça abaixo cada uma das moções aprovadas na Assembleia:

1 ) Ciência e saberes tradicionais por uma Amazônia soberana e sustentável

Aprovada por unanimidade

2) De moção para Proposta de ação da diretoria: 11 DE AGOSTO: O BRASIL SE UNE EM DEFESA DE ELEIÇÕES LIVRES, DA DEMOCRACIA, DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA

Aprovada por unanimidade

3) Moção em defesa da Paz e contra a crescente corrida armamentista em escala mundial

Aprovada por unanimidade

4) Independência tecnológica e soberania nacional na área de radiofármacos e a finalização do RMB

Aprovada por unanimidade

5) Moção de repúdio à suspensão das reuniões do CONEP que visam ao tombamento da Serra do Curral

Aprovada por unanimidade

6) Moção pela valorização do Pesquisador: Reajuste das bolsas já!

Aprovada por unanimidade

7) Moção em defesa do “Plano Emergencial Anísio Teixeira para reconstrução nacional através da ciência” proposto pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)

Aprovada por unanimidade

Jornal da Ciência