Assembleia Legislativa do CE homenageia SBPC por celebrações do Centenário do Eclipse de Sobral

O evento, realizado entre os 28 a 30 de maio em Sobral, foi organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alce) enviou votos de congratulações à secretária regional da SBPC no Ceará, Claudia Linhares Sales, pela realização do “Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral”, realizado em maio, em celebração aos 100 anos do experimento que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. O fenômeno foi observado em 29 de maio de 1919, em Sobral, por um grupo de cientistas ingleses, com apoio de uma equipe de astrônomos brasileiros liderados por Henrique Morize, então diretor do Observatório Nacional.

A homenagem da Alce atende a um requerimento do deputado Queiroz Filho que afirma que a entidade realizou uma “belíssima celebração de Centenário do Eclipse de Sobral”. O deputado destaca que o evento abriu o “Ano da Ciência”, com uma programação extensa que inclui exposições, peça teatral, simpósios, palestras, congressos e a reinauguração do Museu do Eclipse.

Para Claudia Linhares, os cumprimentos prestados pela Assembleia Legislativa do Ceará mostram o quanto que a celebração foi importante para o Estado. “Essa carta mostra que um canal de comunicação foi aberto entre a sociedade civil, o município e o legislativo e que poderá ser usado em defesa da ciência no futuro”, afirma.

Ela lembra que a realização desse evento foi importante para resgatar o papel de Sobral na experiência que confirmou, pela primeira vez, a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Linhares observa ainda que na época da confirmação, quando foi feita a observação do eclipse solar, há cem anos, Sobral ganhou destaque no mundo, mas, com o passar dos anos, a cidade foi perdendo notoriedade e foi quase esquecida na história. “A comemoração desse Centenário serviu também para restabelecer os fatos e mostrar a importância dela na história”, disse ao lembrar que livros têm sido relançados ressaltando o papel da cidade.

Vivian Costa – Jornal da Ciência