Assista hoje: Associação Interciência realiza segundo debate sobre a situação da pandemia de covid-19 na América

Com participação de especialistas do Chile, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Estados Unidos, o painel será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube nesta quinta-feira, 22 de outubro, das 17h às 19h

ASSISTA:

 

Diante do cenário de pandemia que atinge o mundo e em particular os países da América, a Associação Interciência, que reúne entidades de todo o continente Americano, realiza o segundo debate da série de discussões na forma de painéis virtuais nesta quinta-feira, 22 de outubro, às 17h. Com o tema “A Situação da pandemia da COVID-19 na América”, a transmissão será feita pelo canal da SBPC, no YouTube.

Com moderação de Lidia Brito, diretora da Unesco América Latina e Caribe, o painel terá participação de Tomas Perez-Acle, da Fundación Ciencia & Vida e Universidad San Sebastián, no Chile, Eugenia Corrales-Aguilar, do Centro de Investigación en Enfermedades Tropicales, na Costa Rica, Mayra de la Tirre, do Centro de Investigaciones y Desarrollo en Agrobiotecnología Alimentaria, no México, Eduardo Gotuzzo, da Universidad Peruana Cayetano Heredia e Instituto de Medicina Tropical “Alexander von Humboldt”, do Peru, Adriana Delfraro, da Universidad de la República de Uruguay,whatsapp-image-2020-10-19-at-09-46-17 e Kathryn Edwards, do Vanderbilt University, dos Estados Unidos.

A iniciativa tem como objetivo realizar um painel por mês, com a participação de representantes de até seis países em cada, no qual pesquisadores especialistas indicados por associações civis possam compartilhar informações e fazer análise qualificadas da situação da pandemia em seus países, em particular sobre o estado da dispersão do coronavírus bem como das ações governamentais tomadas, ou não, para o enfrentamento da covid-19. Cada panelista fará uma apresentação de cerca de 10 minutos e o painel contará com um moderador, que estimulará as discussões entre os apresentadores e exporá as perguntas coletadas da audiência.

A transmissão do evento é aberta a todos e gratuita.

Sobre a Associação Interciência

A Associação Interciência reúne instituições de diferentes países das Américas para promover o uso cooperativo da ciência, a tecnologia e a inovação para o desenvolvimento regional e nacional. Fundada em 1974 no Recife, Brasil, como uma federação de organizações científicas para o avanço da ciência nas Américas, a Associação INTERCIÊNCIA foi registrada na Venezuela em 1975 com apoio da American Association for the Advancement of Science (AAAS), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Venezuelana para o Avanço da Ciência (AsoVAC), na modalidade de organização civil internacional sem fins lucrativos. Em 2017 foi registrada igualmente no Chile.

O Secretariado Executivo da Associação INTERCIÊNCIA tem sede no Panamá, e funciona em coordenação com o Comitê Executivo. O diretor executivo da Associação é o Dr. Mahabir Gupta, professor-investigador de Farmacognosia na Universidade de Panamá. O escritório do diretor executivo conta com o apoio da Associação Panamenha para o Avanço da Ciência. Os membros atuais da Associação INTERCIÊNCIA são: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Estados Unidos da América, Uruguai e Venezuela.

Associações membro:

Asociación Argentina para el Progreso de la Ciencias (AAPC)

Asociación Boliviana para el Avance de la Ciencia (ABAC)

Association Francophone pour le Savoir (ACFAS), Canadá

Consejo de Sociedades Científicas de Chile

Asociación Colombiana para el Avance de la Ciencia (ACAC)

Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONICIT), Costa Rica

Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT), México

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

American Association for the Advancement of Science (AAAS)

Asociación Panameña para el Avance de la Ciencia (APANAC)

Asociación Venezolana para el Avance de la Ciencia (ASOVAC)

 

Serviço

Painel: A Situação da pandemia da COVID-19 na América

Data: 22 de outubro de 2020, das 17h às19h (horário do Brasil)

Transmissão: https://www.youtube.com/user/canalsbpc

 

Jornal da Ciência