Associe-se à SBPC e contribua para o progresso da ciência e da educação do Brasil!

Faça parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e junte-se a milhares de cientistas, estudantes, pesquisadores e professores que buscam representatividade e o desenvolvimento do País

cartaz_associe-se-pesquisadoresDesde a sua criação, em 1948, a SBPC tem se dedicado ao desenvolvimento do País. Seus primeiros anos coincidiram com a institucionalização da ciência no Brasil, com a criação, pelo governo federal, de organizações como o CNPq (1951) e a Capes (1951) – organizações aliadas a uma rede de instituições de ensino superior que se estruturava – e o fortalecimento da comunidade científica, que permitiram ao País demonstrar a capacidade de criar e utilizar conhecimento científico e tecnológico.

A SBPC tem participado ativamente de todos os momentos cruciais da ciência brasileira nas últimas décadas, em particular na definição de políticas públicas para a Ciência & Tecnologia, com a inserção de um capítulo na Constituição Brasileira, e a criação de Fundações de Amparo à Pesquisa, em quase todos os estados. Nos últimos anos, a SBPC tem se dedicado intensamente à luta pelo orçamento adequado ao desenvolvimento do setor e pela valorização das atividades científicas no País.

Neste ano, campanhas intensas de mobilização de toda a comunidade científica junto ao governo, reivindicaram a liberação de verbas contingenciadas para o pagamento das bolsas de estudos de mais de 200 mil pesquisadores no País. Uma dessas campanhas foi a petição #SomosTodosCNPq, que reuniu mais de 1 milhão de assinaturas e foi entregue pela SBPC ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Graças a manifestações como essa, as bolsas de estudos do CNPq estão garantidas até dezembro de 2019. Lutamos agora pelo orçamento de 2020, para garantir que além das bolsas, os pesquisadores tenham estrutura e condições para desenvolver seus estudos, e para que os estudantes possam sonhar com um futuro no País.

Estas e outras ações são movidas pelo idealismo de cientistas que acreditam na ciência como propulsora do desenvolvimento do Brasil. A SBPC quer você junto nesta luta.

Participe. Associe-se à maior sociedade científica do País e ajude a SBPC a manter sua trajetória em prol do Brasil e dos brasileiros.

Conheça os benefícios como associado da SBPC aqui e associe-se agora mesmo neste link.

Jornal da Ciência