Autoridades destacam atuação da SBPC em cerimônia de abertura da Reunião Regional em Rio Verde

Durante sessão que reuniu mais de 400 pessoas nesta terça-feira, 15 de maio, representantes de instituições de ensino e pesquisa também defenderam a importância do Cerrado, que é o tema do evento

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou nesta terça-feira, 15 de maio, a sessão de abertura de sua Reunião Regional (RR) no campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O evento acontece esta semana, até sábado, e já conta com cerca de 2 mil inscritos. A expectativa é que mais de cinco mil pessoas passem pelo Instituto para participar das dezenas de atividades programadas, que vão desde palestras e oficinas, a uma exposição de ciência e tecnologia e apresentações culturais.

A mesa de abertura do evento, que tem como tema “Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade”, foi composta por autoridades representantes de diversas entidades científicas e instituições de ensino e pesquisa. A noite começou com uma apresentação da banda musical do Colégio Militar de Goiás, com regência de Jeferson Avelar.

Em seu discurso, o professor Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, destacou valores e missões das Reuniões Regionais e a importância do tema Cerrado e da reunião ser realizada em Rio Verde. “Esta é uma região que enfrenta muitos desafios, de degradação ambiental, de problemas sociais. E todas essas questões perpassam a ciência. Temos desafios no País e essa Reunião Regional tem como objetivo discutir os desafios do Cerrado e como a ciência e a inovação podem colaborar para o crescimento econômico, o desenvolvimento sustentável e a sociedade”.

Para uma plateia de aproximadamente 400 pessoas, entre professores, estudantes, pesquisadores e autoridades da região, Moreira defendeu a importância e o significado das instituições de ensino e pesquisa no esforço de transformar o País, e convocou os jovens a participarem dos debates. “Inovação depende de ideias novas e por isso eu chamo os jovens a questionarem a minha geração e trazer ao debate novas proposições, novas ideias, para fazer uma Reunião Regional mais participativa. A gente pode mudar o país se nossos jovens se envolverem com a ciência, se tivermos políticas públicas adequadas, se os produtores rurais e, de forma mais geral, o empresariado brasileiro, perceberem a importância de investir em pesquisa para desenvolver o potencial imenso desse país”, opinou. (Leia mais aqui)

A professora Vanderlan Bolzani, vice-presidente da SBPC, ressaltou o papel das Reuniões Regionais como motor de pesquisa Brasil afora. “As Regionais da SBPC são reuniões muito importantes, pois aquelas localidades que a recebem de fato ganham muito com todo o potencial científico trazido por pesquisadores do Brasil inteiro e com a visibilidade dada ao potencial da região”.

Bolzani continua reafirmando a importância da RR ser trazida ao Cerrado: “a realização da Reunião Regional no Cerrado, um cantinho de chão com uma explosão de diversidade biológica fantástica, um ambiente fascinante para a pesquisa que nós precisamos um olhar muito especial, pois ele foi muito devastado. E quando falamos de desenvolvimento sustentável e sociedade, a sustentabilidade do Cerrado é de suma importância para a pesquisa e o desenvolvimento nacional”, defendeu a pesquisadora.

Já Paulo Sérgio Pereira, coordenador local do evento, destacou o estímulo de organizar, nos últimos 18 meses, um evento como a RR. “Nós aceitamos o desafio de promover essa Reunião porque sabemos da necessidade de promover a ciência nas comunidades do interior. Este evento traz uma contribuição muito grande para a popularização da ciência e para as perspectivas futuras do seu desenvolvimento nesta região do Cerrado.”

O diretor-geral do Campus Rio Verde, Anísio Correia da Rocha, agradeceu às mais de 200 pessoas mobilizadas para trabalhar pela realização do evento e destacou o papel da SBPC, em suas palavras, “a guardiã da C&T no Brasil”.

No ano em que a SBPC completa 70 anos de atuação, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, destacou em sua fala o grande desafio que a SBPC vem carregando nessas sete décadas de promover a educação, a ciência e a tecnologia no País. “É a instituição que une todos os pesquisadores e interessados em ciência e tecnologia no País. Congrega todas as associações científicas nacionais e lidera as ações no Congresso e nos governos federal e estaduais. Além disso, também leva eventos científicos pelo Brasil, promovendo a interiorização da ciência”, celebrou.

Egresso do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, reitor da instituição, comemorou a realização do evento na cidade de Rio Verde e em um campus Instituto. “A nossa instituição tem sido pioneira em diversas áreas e essa reunião junto com a SBPC representa mais uma etapa de um longo caminho a trilhar. Eu, como egresso desta casa, só tenho a comemorar e desejar que seja um sucesso.”

Representante do MEC no evento, a titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Neves Braga Nascimento, falou sobre o tema do evento, que reflete a importância dos institutos da região para benefício da sociedade. Ela ressaltou a importância das colaborações na área: “Sem parceria, nós não avançamos. C&T só se faz a muitas mãos”, afirmou.

Participaram também da mesa de abertura, o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, Marcelo Morales, o Coordenador Geral de Acompanhamento e Avaliação do Mestrado Profissional da Capes, Sérgio Oswaldo de Carvalho Avellar, o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Fernando de Nielander Ribeiro, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães, e a diretora de Núcleo Pedagógico de Coordenação Regional de Rio Verde da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Nubia Franco.

A Reunião Regional ocorre até o próximo sábado. As atividades são abertas e gratuitas para toda a comunidade. Para mais informações, acesse a página do evento: http://www.rr.sbpcnet.org.br/rioverde.

Marcelo Rodrigues, estagiário da SBPC, para o Jornal da Ciência