Avenida Paulista vira endereço da ciência

Após protesto contra a falta de recursos, pesquisadores montam uma espécie de feirinha de ciências na avenida para responder perguntas do público sobre questões tão diversas quanto aquecimento global e funcionamento de vacinas

As vacinas funcionam mesmo? Existe mais de um universo? O aquecimento global é real? Que tal fazer todas essas perguntas a um cientista? Essa foi a proposta do Ciência na Paulista, que reúne cinco pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) dispostos a tirar dúvidas da população por cerca de duas horas. Esta foi a segunda edição do evento, que aconteceu em comemoração aos 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ao Dia Nacional da Ciência neste domingo, 8, na Avenida Paulista, região central de São Paulo.

“A ideia surgiu de uma frustração de perceber que a ciência vem sendo ignorada pela população e, por consequência, por políticos, que sempre cortam verba primeiro nessa área”, reclamou o aluno de Farmácia Bioquímica da USP e um dos organizadores do evento Renan Araújo. Ele e outros colegas da instituição de ensino se conheceram durante um evento de divulgação científica e conceberam o projeto para aproximar os cidadãos do saber científico.

“Há pesquisas que apontam que o brasileiro gosta muito de ciência e sabe do seu valor, mas sequer sabe que existem cientistas brasileiros”, comenta. Na primeira edição do evento, em junho, cerca de 200 pessoas participaram das conversas. O evento teve apoio institucional e financeiro do Instituto de Física da USP.

Veja o texto na íntegra: Terra