Bolsonaro causa indignação sobre reduzir verba a cursos de humanas

Presidente afirmou que objetivo é "focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte como Veterinária, Engenharia e Medicina"

Apesar de o País já investir mais recursos em pesquisas nas áreas de Exatas e Biológicas, o presidente Jair Bolsonaro disse na sexta-feira que o governo deve diminuir repasses para estudos de Humanas.

Segundo ele, o objetivo é “focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte como Veterinária, Engenharia e Medicina”. As declarações, corroboradas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, causaram indignação em grande parte da comunidade acadêmica.

Para o cientista social Simon Schwartzman, um corte de verbas em Humanaspode comprometer o desenvolvimento do País. “É um tipo de política retrógrada. Isso significa não entender o que são as Ciências Sociais”, afirma. “A pesquisa social aborda temas como desigualdade, pobreza, crescimento populacional, violência, etc. Se o País ficar sem isso, estará completamente desarmado para poder lidar com esses temas.”

Veja o texto na íntegra: R7