Calendário da SBPC de dezembro homenageia Marta Vannucci

Pioneira da oceanografia brasileira, bióloga é uma das fundadoras do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Baixe o calendário gratuitamente

calendário de dezembro1O destaque de dezembro no calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, produzido pela SBPC, é a bióloga Marta Vannucci (10/05/1921 – 15/01/2021). A versão em PDF do calendário de 18 meses (2021-2022) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Pioneira da oceanografia brasileira, ela foi a primeira mulher a se tornar membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Nascida em Florença, na Itália, ela se mudou ainda criança para o Brasil. Formou-se em biologia e foi uma das fundadoras do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IO/USP). A pesquisadora se dedicou à oceanografia biológica, com ênfase nos estudos sobre o plâncton, e foi membro do Conselho de Redação da revista Ciência & Cultura da SBPC.

A cientista dirigiu o IO/USP, entre 1964 e 1969, quando se afastou devido à ditadura, aceitando um cargo oferecido pela Unesco na Índia. Apesar de ter a Índia como base por mais de 40 anos e ter se apaixonado pela cultura e línguas locais, realizou muitas viagens pelo mundo, produzindo uma diversidade de trabalhos científicos que garantiram seu reconhecimento internacional. Em parceria com a SBPC e com o CNPq, instituiu o prêmio Érico Vannucci Mendes, em 1988, que honra a memória do filho e é destinado àqueles que se destacam em pesquisas sobre a cultura brasileira.

Nesta edição, que cobre o período de julho de 2021 a dezembro de 2022, a entidade homenageia personagens de contribuição fundamental para o desenvolvimento científico nacional.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência