Campanha “Ciência, pra que ciência?” já recebeu mais de 60 vídeos

A SBPC convida todos os pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência a participar da campanha “Ciência, pra que Ciência?” e compartilhar suas histórias sobre a importância da ciência para suas vidas e para o Brasil

A campanha “Ciência, pra que ciência?”, lançada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), já recebeu mais de 60 vídeos nos quais os participantes contam como os cortes no orçamento da Capes e do CNPq, principais agências de fomento à ciência do País, irão comprometer o futuro de pesquisas importantes para o desenvolvimento do País.

Os vídeos estão sendo publicados diariamente nas redes sociais da SBPC e disponibilizados também em uma playlist da TV SBPC, no YouTube.

Entre as pessoas que enviaram depoimentos está Dasciana Rodrigues, pesquisadora da Embrapa. Ela destaca que o Brasil tem grande potencial biotecnológico, principalmente na área de produção de enzimas, utilizadas na produção de alimentos e biocombustíveis. “Sem investimento nessa área de pesquisa, o Brasil ficará atrasado tecnologicamente”, diz.

O grupo de saúde coletiva da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que desenvolve estudos sobre como a obesidade impacta no desenvolvimento infantil, também participa da campanha e afirma que os cortes podem prejudicar a continuação das pesquisas. “A ausência de bolsas impacta diretamente na manutenção do estudante. Toda pesquisa demanda empenho, esforço, custos, deslocamento, em todo o processo, em todas as etapas. Quem investe em ciência, investe na saúde coletiva. Apoie essa ideia”, declara o grupo.

Outro que reforça o coro da necessidade de manter os investimentos em pesquisa, além de defender uma educação de qualidade é Lucas Peres Guimarães, doutorando em ensino de ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e professor da Educação Básica. “Sei da necessidade do professor estudar e ocupar o campo de pesquisa no ensino de ciências”, diz.

Diante desse cenário, a SBPC convida todos os estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência a participar da campanha e compartilhar suas histórias, que serão amplamente divulgadas nas redes sociais da entidade. Basta gravar um breve vídeo, com duração de 30 segundos a um minuto, acessar este link, preencher um breve formulário e seguir as instruções para carregá-lo. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal.

A campanha “Ciência, pra que Ciência?” soma forças às intensas manifestações que a SBPC, com apoio de outras entidades científicas do País, vem realizando em defesa dos recursos para a viabilização da Ciência no Brasil, como o abaixo-assinado online #SomosTodosCNPq. A petição foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na última quarta-feira, 28 de agosto e já recebeu quase 1 milhão de assinaturas. Ela continua disponível neste link para quem ainda quiser assinar.

Jornal da Ciência