Campanha Conhecimento Sem Cortes: assine a petição!

A SBPC conclama todos a fazerem parte da mobilização contra o desmonte que ameaça a universidade pública e as áreas de ciência, tecnologia e humanidades no Brasil. Quanto mais pessoas participarem, mais força a campanha terá para pressionar o governo federal a garantir condições de funcionamento às instituições de ensino superior e de pesquisa do País

A SBPC conclama todos os sócios e associadas, comunidade científica e toda a sociedade a assinar a petição da Campanha Conhecimento Sem Cortes, contra o desmonte que ameaça a universidade pública e as áreas de ciência, tecnologia e humanidades. Mais de trinta mil pessoas já assinaram a petição, que tem como objetivo chegar a 50 mil participantes. Para participar, basta clicar neste link e preencher o formulário.

A campanha, que conta com o apoio da SBPC, reforça a necessidade de uma mobilização social pela valorização do conhecimento científico, acadêmico e tecnológico do Brasil, principal caminho para superar a crise e avançar em direção ao desenvolvimento sustentável e justo do País.

A petição ressalta que os cortes drásticos resultaram no pior orçamento das áreas de ciência, tecnologia e humanidades dos últimos 10 anos. Mais grave ainda é que novos cortes de recursos e em programas de pesquisa vêm sendo anunciados todos os meses. “A sociedade brasileira está rapidamente perdendo sua estrutura de produção de conhecimento e formação profissional”, alerta o texto da petição.

Quanto mais pessoas participarem, mais força a campanha terá para pressionar o governo federal a garantir condições de funcionamento às instituições de ensino superior e de pesquisa do País

O abaixo-assinado pede a garantia do pleno funcionamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisas; a garantia da continuidade de bolsas de estudo e políticas de permanência para estudantes nas universidades, especialmente cotistas; a retomada de investimentos em ciência, tecnologia e pesquisa nos mesmos patamares de 2014; e a retirada de Educação e Saúde do teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional 95.

A SBPC ressalta que a participação de todos é fundamental para que a Campanha tenha a força necessária para pressionar o governo federal a garantir condições de funcionamento às instituições de ensino superior e de pesquisa do País.

#ConhecimentoSemCortes

A campanha #ConhecimentoSemCortes é uma mobilização social promovida por professores universitários, cientistas, estudantes, pesquisadores e técnicos contra a redução dos investimentos federais nas áreas de ciência, tecnologia e humanidades e ao sucateamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisa no Brasil.

O movimento é realizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (AdUFRJ), o Sindicato dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (Sintifrj), a Associação dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (Apubh) e a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) em parceria com várias organizações, como a SBPC, que representam pesquisadores, técnicos e estudantes.

O objetivo da campanha é monitorar e denunciar os cortes de orçamento e suas consequências negativas para a sociedade brasileira, além de sensibilizar a população para o que se produz nas universidades e nos institutos de pesquisa. As primeiras articulações da campanha se deram com a organização das atividades da Marcha da Ciência, em abril de 2017, movimento internacional que aqui no Brasil contou com a participação das comunidades científicas e de amigos da ciência em mais de 20 cidades.

“A mobilização por Conhecimento Sem Cortes diz respeito ao modelo de desenvolvimento que queremos para o Brasil. Os ambientes de ensino superior e de pesquisa científica são fundamentais na busca de soluções para combater a pobreza, a violência, melhorar a saúde e a educação da população e proporcionar maior eficiência e sustentabilidade socioambiental nos projetos que visam o crescimento do país e a diminuição das desigualdades”, destaca o site do Movimento.

Além de assinar a petição, é possível participar também compartilhando conteúdos pelas redes sociais, acompanhando os eventos e divulgando os números do Tesourômetro, instalados na UFRJ, na UFMG e, em breve, no Distrito Federal.

Jornal da Ciência, com informações da Campanha Conhecimento Sem Cortes