Carta de entidades cobra atitude ‘lúcida’ do governo contra o coronavírus

“É hora de entrar em cena no Brasil o coro dos lúcidos, fazendo valer a opção por escolhas científicas, políticas e modelos sociais que coloquem o mundo e a nossa sociedade em um tempo, de fato, novo”, diz o texto

Uma carta assinada pelos presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, Academia Brasileira de Ciências, Associação Brasileira de Imprensa e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicada nesta terça-feira, 7, cobra ações de assistência social do governo durante a pandemia do coronavírus. “É hora de entrar em cena no Brasil o coro dos lúcidos, fazendo valer a opção por escolhas científicas, políticas e modelos sociais que coloquem o mundo e a nossa sociedade em um tempo, de fato, novo”, diz o texto.

O documento defende o isolamento como único meio de desacelerar a transmissão do coronavírus, preservando a capacidade dos sistemas de saúde e dando tempo para a implementação de políticas públicas de proteção social. “Devemos, pois, repudiar discursos que desacreditem a eficácia dessa estratégia, colocando em risco a saúde e sobrevivência do povo brasileiro.”

Uma das demandas é para que o governo federal assuma as rédeas de um diálogo entre Poderes. “Presidindo o processo de grandes e urgentes mudanças em harmonia com os poderes da República, ultrapassando a insensatez das provocações e dos personalismos, para se ater aos princípios e aos valores sacramentados na Constituição de 1988”, diz a carta, que elenca medidas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Veja o texto na íntegra: BR Político/Estadão