Tags:

SBPC responde carta aberta dos pesquisadores do IEA-USP

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) responde a carta aberta publicada pelos pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), ligados à Associação Filosófica Scientiae Studia e ao Grupo de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Tecnologia, do IEA/USP, publicada ontem no JC Notícias.
Entidade afirma que o tema OGM sempre recebeu tratamento correspondente à sua importância para a ciência, o ambiente, a agricultura e as pessoas
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) responde a carta aberta publicada pelos pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), ligados à Associação Filosófica Scientiae Studia e ao Grupo de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Tecnologia, do IEA/USP, publicada ontem no JC Notícias.
No documento, a SBPC agradeceu a carta, mas lembra que o tema organismos geneticamente modificados (OGM), sempre “recebeu, da SBPC, tratamento correspondente à sua importância para a ciência, o ambiente, a agricultura e as pessoas. Além de apresentar reflexões em artigos publicados em jornais (maneira universalmente usual de se levar temas relevantes para o conhecimento da sociedade) e programar seminários, mesas-redondas e palestras em nossos encontros (modo indispensável para estimular e promover o debate acadêmico), os OGM já receberam atenção da SBPC em ocasiões anteriores, quer por meio da formação de grupos de estudos de especialistas nas diversas áreas que contemplam o assunto, quer colaborando com a definição da legislação e de políticas públicas afeitas ao tema”.
Veja abaixo o texto na íntegra.
São Paulo 12 de novembro de 2015
SBPC-229/Dir.
Ilmo. Senhor
MARTIN GROSSMANN
Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo 
Senhor Diretor, 
            Agradecida pelo envio, a Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) dedicará a devida atenção aos termos da carta aberta assinada por integrantes do Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, do IEA/USP. 
            Desde já, vale lembrar que o tema “organismos geneticamente modificados” (OGM) sempre recebeu, da SBPC, tratamento correspondente à sua importância para a ciência, o ambiente, a agricultura e as pessoas. Além de apresentar reflexões em artigos publicados em jornais (maneira universalmente usual de se levar temas relevantes para o conhecimento da sociedade) e programar seminários, mesas-redondas e palestras em nossos encontros (modo indispensável para estimular e promover o debate acadêmico), os OGM já receberam atenção da SBPC em ocasiões anteriores, quer por meio da formação de grupos de estudos de especialistas nas diversas áreas que contemplam o assunto, quer colaborando com a definição da legislação e de políticas públicas afeitas ao tema.
            Coerentemente com a sua natureza, sua história, seus propósitos e seus compromissos com a sociedade e com o País, a SBPC tem o cuidado de se manter fiel aos preceitos do rigor científico. É assim, sem subjetividades ou apego a compromissos ideológicos, que balizamos nossos posicionamentos em geral, inclusive, portanto, diante da complexidade que envolve os OGM; é assim que vamos analisar e encaminhar o pleito apresentado na carta aberta do Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia.
            Quando houver uma decisão, será amplamente comunicada.
                                                                       Atenciosamente,
                                                                       HELENA B. NADER
                                                                       Presidente
C/c: aos membros do Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA (Instituto de Estudos Avançados) – USPP Pablo Rubén Mariconda, Hugh Lacey, Marcos Barbosa de Oliveira, José Corrêa Leite e Márcia Tait Lima. 
(Jornal da Ciência)