Ciência em progresso

Reunião Regional da SBPC acontece em março, com programação em Teresina e Campo Maior

O Piauí será palco da Reunião Regional da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece entre 13 e 15 de março, em Teresina e Campo Maior. O evento tem a celebração dos 200 anos da Batalha do Jenipapo, marco da participação piauiense na luta pela independência do Brasil.

A data escolhida pega carona nas atividades do bicentenário, na intenção de direcionar o olhar da ciência para o desenvolvimento do Piauí. O encontro traz como tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”, e contará com mesas sobre história, meio ambiente e desenvolvimento sustentável econômico. Além de estudiosos, especialistas e pesquisadores, a SBPC quer colocar a comunidade acadêmica para debater com os entes governamentais e a sociedade civil.

“Queremos trazer um pouco da história e visitar esses temas, desde a arqueologia, até esse desenvolvimento, inclusive sustentável, durante esses dois dias”, disse Cláudia Linhares, secretária geral da SBPC em visita à UFPI no último mês. A Universidade Federal do Piauí sediará os dois dias de encontro (13 e 14). O dia 15 será para uma extensão do encontro em Campo Maior, berço da Batalha do Jenipapo. “A ida até a cidade é para dar uma visibilidade nacional que esse episódio histórico merece dentro da academia, dentro do alcance da SBPC”, completou a secretária.

A entidade volta ao Piauí após um hiato sem representação regional – sua primeira edição aconteceu em 2016, em São Raimundo Nonato, com o objetivo de popularizar e valorizar a produção científica nacional e discutir os problemas do Parque Nacional Serra da Capivara. No ano passado, uma força-tarefa foi montada pela SBPC, ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos) e oestadodopiaui.com, para angariar novos associados e retomar a articulação no estado.

Em breve, a organização do evento deve disponibilizar a programação completa. O encontro é destinado principalmente a estudantes da graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores. A inscrição poderá ser feita pela internet e deve começar em fevereiro. Os inscritos receberão certificado de participação.

Piauí para a Ciência

Desde o ano passado, a SBPC tem como mote de suas ações a independência e a soberania nacional, com ações dedicadas ao tema na sua reunião anual, em Brasília. Palestras, exposições e vídeos educativos fizeram parte de uma programação alusiva ao bicentenário, que se estendeu até 2023 e agora chega ao Piauí.

Além de revisitar a história, a entidade tenta revisar a produção da ciência brasileira nos últimos 200 anos. “Na verdade, a gente gostaria de fazer essa reflexão: a gente conseguiu realizar o sonho de 200 anos atrás? O que precisamos fazer para realizar?”, provoca Cláudia Linhares.

Veja o texto na íntegra: O Estado do Piauí