“Ciência no Parque” chama a atenção para a importância da CT&I no estado do Ceará

Em evento realizado neste domingo em Fortaleza para celebrar os 70 anos da SBPC, o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador, reuniu crianças e adultos de todas a idades no Parque do Cocó para participar de experimentos científicos e conhecer sobre o papel da ciência para o desenvolvimento do Estado

Domingo, dia 1º de julho, o Parque do Cocó, em Fortaleza, recebeu a primeira edição do projeto “Ciência no Parque”. O motor da iniciativa foi o aniversário de 70 anos da SBPC e as comemorações do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, em 8 de julho, além do Ano do Centenário do Eclipse de Sobral. Entre às 8h da manhã e às 14h, os frequentadores do Parque do Cocó, crianças e adultos de todas as idades, puderam conhecer e fazer experimentos nas mesas montadas pela Seara da Ciência-UFC, Museu do Mangue, Funcap, Centec, UECE, IFCE e ITIC. Foram também realizadas atividades em um planetário móvel e um ônibus laboratório, que recebiam visitantes curiosos e entusiasmados.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece) e SBPC, em parceria com o Centec e a Comissão Local de Comemoração do Centenário do Eclipse de Sobral, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA) e diversas outras entidades científicas.

Alguns transeuntes pararam para assistir a peça científica realizada pela Seara da Ciência-UFC “Comida, para quê te quero?” e para ouvir o relato da história da SBPC no Estado do Ceará, feito pelo professor Armênio Santos, secretário regional adjunto, história esta que está intimamente ligada à própria existência do Parque do Cocó. “O grupo de cientistas participantes também comentou com o público o papel fundamental da SBPC na defesa dos maiores interesses da sociedade brasileira, a saber, a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade da exploração de suas riquezas naturais, a educação e ciência como motores do desenvolvimento e do bem estar da nossa sociedade”, conta a professora Cláudia Linhares, secretária regional da SBPC no Ceará.

A participação da SBPC se encerrou com a palestra do professor Dermeval Carneiro, diretor dos planetários do Estado do Ceará, que encantou ao público narrando a história do “mais famoso eclipse da história dos eclipses”.

Em breve discurso, a secretária da Secitece, a professora Nágyla Drumond, juntamente com Linhares e a diretora do Centro de Ciências da Saúde da UECE, professora Gláucia Posso Lima, reafirmaram a importância da ciência e da divulgação científica, o papel do Estado, da SBPC e das entidades científicas, e alertaram para o momento crítico atual pelo qual passa a educação e a ciência brasileiras, bem como o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo elas, estas áreas estão ameaçadas de absoluta precarização pelo estrangulamento dos investimentos e financiamento.

“O reconhecimento dos prejuízos imensuráveis para a sociedade brasileira de uma política nacional inexplicável e injustificável de destruição de sua base fundamental, em contraste com a política estadual e com a alegria e entusiasmo dos visitantes dos equipamentos e atividades científicas no Parque do Cocó, trouxe para os promotores do evento  a certeza de que não há outra coisa a fazer a não ser resistir e persistir na defesa da ciência, da educação e saúde”, refletiu a secretária regional da SBPC.

Jornal da Ciência